20 Outubro 2021
Sensibilização sobre a pesca desportiva no Cais do Carvão Versão para impressão Enviar por E-mail
20 Entre os dias 7 e 11 de Maio, 900 alunos da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia integraram a Semana Náutica nas modalidades de Vela, Canoagem, Windsurf, Pesca Desportiva, Snorkling, Mergulho com Escafandro, Kayak Polo, Esquimotagem, Paddle Board e Micro Magic, através de uma parceria conjunta, entre o Clube Naval do Funchal, Associação Regional de Canoagem da Madeira, Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, Estação de Biologia Marinha do Funchal e a Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia.

As atividades tiveram início às 09h00 terminando às 17h00 e decorreram simultaneamente em quatro locais: Posto Náutico do CNF – São Lázaro; Sede do CNF – Quinta Calaça; Estação de Biologia Marinha do Funchal – Cais do Carvão e Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal – Penteada.

Na Estação de Biologia Marinha do Funchal - Cais do Carvão, onde se realizaram as atividadades de Pesca Desportiva, participaram cerca de 80 alunos nos dias 10 e 11 de maio. Para além de terem estado em contacto com novas técnicas de pesca (pesca ao fundo e pesca à bóia), os jovens estudantes puderam conhecer os diversos laboratórios de investigação da Estação e assistir a uma palestra sobre os peixes mais comuns que existem na nossa costa e a importância de os preservar. Após a sua captura, alguns peixes foram enviados para o Aquário Municipal do Museu de História Natural do Funchal e os restantes devolvidos ao mar.

(Fotos de: Luisa Costa/DCI)