20 Outubro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Newsletter
Dia Mundial dos Oceanos Versão para impressão Enviar por E-mail
sinopse
O Dia Mundial dos Oceanos foi celebrado no Museu de História Natural do Funchal e na Estação de Biologia Marinha do Funchal, tendo como tema central a “Biodiversidade Marinha da Madeira”.

No dia 8 de junho comemora-se o Dia Mundial dos Oceanos. Este ano, assinalam-se os 30 anos da Convenção das Nações Unidas sobre a lei do Mar.

O Museu de História Natural do Funchal e a Estação de Biologia Marinha do Funchal não quiseram deixar passar esta importante data em branco e associaram-se à comemoração deste dia com uma série de visitas guiadas, dirigidas a alunos do 1º ciclo, sob o tema “Biodiversidade Marinha da Madeira”.

Os alunos das EB1/PE Visconde Cacongo e do Lombo de São João (Ponta do Sol) responderam ao nosso apelo e vieram realizar uma visita de estudo ao Aquário e Museu de História Natural.

No Aquário tiveram a oportunidade de observar, nos 15 tanques de exposição, alguns dos elementos mais importantes da fauna marinha costeira da Madeira como o polvo, o mero, a estrela-do-mar, as anémonas, as moreias, os camarões, os caranguejos-eremita e outros.

No Museu receberam uma explicação clara e sucinta sobre aspetos relacionados com a Biodiversidade Marinha madeirense. Ficaram a saber, por exemplo, que os tubarões, raias e mantas possuem um esqueleto cartilaginoso, que o bodião-macho distingue-se facilmente do bodião-fêmea pela cor das suas escamas, que a freira-da-Madeira é uma ave marinha endémica que coloca apenas um ovo anualmente, que o búzio de tocar era utilizado pelos levadeiros para informar os agricultores para a hora de rega, que o lobo-marinho é uma das focas mais ameaçadas de extinção em todo o mundo e que as tartarugas marinhas são ovíparas. No final da visita foi colocada a questão sobre a importância dos oceanos nas nossas vidas pelo que foi unânime de que os oceanos são repositórios de vida muito importantes para manter o equilíbrio do planeta. Os oceanos são uma importante fonte de alimento, são importantes reguladores do clima e claro, são responsáveis por 70% do oxigénio libertado para a atmosfera.

Por estas e muitas outras razões, devemos todos proteger os oceanos assegurando a sua biodiversidade e, consequentemente, o nosso futuro.

 

Galeria de Fotos

(Fotos de: Carlos Paulo /DCI)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS