20 Outubro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Newsletter
Biodiversidade marinha da Madeira em debate na Casa da Cultura de Câmara de Lobos Versão para impressão Enviar por E-mail
5
No passado dia 20 de junho, Mafalda Freitas, Diretora da Estação de Biologia Marinha do Funchal, foi oradora numa conferência - debate intitulada O papel da Estação de Biologia Marinha do Funchal no conhecimento da biodiversidade marinha da Madeira, que decorreu no âmbito da apresentação pública dos cursos EFA da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Torre, realizada na Casa da Cultura de Câmara de Lobos.

A intervenção de Mafalda Freitas permitiu que os alunos melhorassem o seu conhecimento ao nível da fauna e flora marinha existente na nossa ilha. De salientar a referência às curiosidades que certos peixes apresentam e as diferentes utilizações que são aplicadas aos animais marinhos pelo mundo, como exemplo, em alguns locais, alguns tubarões ainda são capturados pela crescente procura da sua carne, enquanto que noutros são procurados pela preocupação de serem protegidos, já que se encontram ameaçados. Posteriormente os formandos, essencialmente preocupados com as medidas de proteção do nosso património natural, elaboraram questões focadas neste assunto.       

A apresentação pública dos Cursos de Educação e Formação para Adultos (EFA), subordinada ao tema “Mar e Biodiversidade”, organizada pelos formandos dos cursos EFA B3A (Nível Básico) e NS2 (Nível Secundário), equipas pedagógicas dos cursos B3A e NS2 e coordenação dos cursos EFA, decorreu de acordo com a seguinte programação:
19:20 - Abertura da exposição;
19:30 - Sessão de abertura;
19:45 - Conferência - debate: “O papel da Estação de Biologia Marinha do Funchal no conhecimento da biodiversidade marinha da Madeira”, proferida pela Dra. Mafalda Freitas;
20:45 - Apresentação pública dos trabalhos realizados pelos formandos:
. Estudo sobre os principais derrames de petróleo por navios petroleiros - B3A;
. Reservas Naturais na ilha da Madeira: Reserva da Ponta de São Lourenço - NS2;
. Recursos Naturais da Madeira no Turismo - NS2;
. Brumas de Poesia - B3A;
22:00 - Dramatização “Todos por um planeta melhor” (B3A e NS2);
22:15 - Encerramento.

Os Cursos de Educação e Formação para Adultos permitem que alunos com 18 anos ou mais possam adquirir habilitações escolares, completando assim o 6º, 9º ou 12º ano de escolaridade. Estes cursos são constituídos por uma componente de formação básica e outra tecnológica.

Galeria de Fotos

(Fotos de: DCI )

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS