18 Outubro 2021
Biodiversidade e Pesca Desportiva Versão para impressão Enviar por E-mail
2 No passado dia 25 de agosto, a Estação de Biologia Marinha do Funchal abriu as portas ao público para mais uma Noite Aberta, tendo por tema Biodiversidade e pesca desportiva.

A Noite aberta teve início com uma introdução ao tema por parte da Dra. Mafalda Freitas, diretora da Estação de Biologia Marinha do Funchal, que resumiu o que se faz nesta instituição e o estudo sobre a pesca grossa em colaboração com o Dr. Eduardo Teixeira e com o Wayne Whippen e ainda com a colaboração de diversas empresas desta área.

Seguiu-se a intervenção do convidado principal, o Dr. Eduardo Teixeira sobre A Pesca desportiva na Madeira, que salientou a importância que a pesca grossa ou big game fishing teve ao longo dos anos no conhecimento das diferentes espécies de atuns e espadins, chamando a atenção dos participantes para uma pessoa que foi muito importante nesta atividade, o médico-cirurgião Dr. António Ribeiro, figura madeirense de referência e o mais prestigiado pescador português, homenageado pelo campeonato mundial de pesca com o seu nome Madeira Blue Marlin - Troféu Dr. António Ribeiro. Esta prova aposta na promoção de uma pesca “sem morte” ou catch-and-release. Também mostrou um vídeo de homenagem ao norte-americano Stewart Campbell, que pescava durante parte do ano na Madeira e inventou a técnica bait and switch, muito eficaz na captura de grandes peixes como os espadins.

Seguidamente decorreu a apresentação “O uso de marcadores de satélite na Pesca desportiva”, onde o biólogo da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Pedro Gomes explicou a utilização de marcadores biológicos com transmissores de satélite (PSATs pop-up satellite archival tags) no espadim-azul (Makaira nigricans). Estes dispositivos, adquiridos por Wayne Whippen, dono da embarcação Tightline, serão essenciais para avaliar taxas de sobrevivência pós-libertação, para melhor conhecer as rotas de migração e os locais de postura e para reconhecer se houve ou não um regresso ao local de reprodução pela recaptura de exemplares marcados. Estes são alguns dos objetivos do mestrado de Pedro Gomes que está a ser realizado sob a orientação da Dra. Mafalda Freitas.

A próxima Noite Aberta é já no dia 15 de setembro com o tema Biodiversidade e gastronomia com o seguinte programa:

Às 20h00 e às 22h30 - Visita guiada à Estação de Biologia Marinha do Funchal

Às 21h00 - Palestras:
 - Recursos pesqueiros profundos da Madeira ( Projeto Marprof ), Mafalda Freitas e João Delgado;

- Mariscos da Madeira, Chefe Miguel Rodrigues (Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira);

Às 22h00 - Prova gastronómica.

As inscrições nas Noites Abertas são gratuitas e poderá fazê-las na Estação de Biologia Marinha, pelo telefone 291 700 360 ou por e-mail.

(Fotos de: Adelino Ferreira)