20 Outubro 2021
Biodiversidade e Gastronomia Versão para impressão Enviar por E-mail
red  No passado dia 15 de Setembro realizou-se a última Noite Aberta de 2012 na Estação de Biologia Marinha, que teve como tema Biodiversidade e Gastronomia. Foram apresentadas palestras sobre o mar profundo e o projeto Marprof por Mafalda Freitas e João Delgado, seguidas de uma prova gastronómica conduzida pelo Chefe Miguel Rodrigues. Assistiram mais de 100 pessoas.

Tendo por tema a Biodiversidade e a Gastronomia, a atividade teve início com uma visita guiada às instalações da Estação, permitindo ao visitante conhecer as diferentes áreas de investigação aqui desenvolvidas, os laboratórios e a sala de coleções marinhas de estudo e referência do Museu de História Natural do Funchal.

Às 21h decorreram as palestras, iniciadas com a apresentação As atividades da Estação de Biologia Marinha do Funchal no Mar profundo por Mafalda Freitas, Diretora da Estação. Seguiu-se a palestra Gestão e Valorização Gastronómica de Espécies Pesqueiras Profundas da Madeira (Marprof) por João Delgado (Direção de Serviços de Investigação das Pescas). Ambas as palestras tiveram por base o projeto Marprof, do qual a Estação de Biologia Marinha do Funchal e a Direção de Serviços de Investigação das Pescas são parceiros. O projeto Bases para a Gestão e Valorização Gastronómica de Espécies Pesqueiras Profundas da Macaronésia (MARPROF) visa desenvolver e explorar novas perspetivas, no âmbito da exploração sustentável e valorização dos recursos marinhos profundos. Este projeto irá ampliar a inventariação da biodiversidade marinha profunda e criar um novo acervo de conhecimento biológico e pesqueiro imprescindível à gestão e desenvolvimento de novas pescarias, baseadas numa exploração sustentável.

Uma vez que um dos objetivos do projeto MARPROF é a valorização gastronómica de diversos recursos pesqueiros da Madeira, nomeadamente o caranguejo-da-fundura Chaceon affinis e a gamba-da-madeira Plesionika edwardsii, A Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira, com larga tradição na inovação e qualidade assume-se como parceiro desta ação na descoberta das potencialidades gastronómicas destas novas espécies e na divulgação de novas aplicações do peixe-espada-preto. No âmbito desta parceria e para terminar o evento, realizou-se uma prova gastronómica conduzida pelo Chefe Miguel Rodrigues, da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira, que selecionou e apresentou um conjunto de pratos e entradas com gamba-da-madeira Plesionika edwardsii, peixe-espada-preto Aphanopus spp. e abrótea-da-fundura Mora moro. Todos os exemplares foram capturados em campanhas experimentais no âmbito do projeto Marprof.

A iniciativa foi dirigida a toda a família e enquanto os pais assistiam às palestras realizaram-se atividades (jogos didáticos e desenhos sobre o tema) para crianças.

As Noites Abertas decorrem todos os anos nos meses de Verão, desde 2007. O objetivo é mostrar ao público o que se faz neste laboratório, tanto na componente da investigação, como na componente da educação ambiental ligada ao Mar.

(Fotos de : DCI)