25 Outubro 2021
"Aprendendo com o Departamento de Ciência" Versão para impressão Enviar por E-mail
BIO12

O Departamento de Ciência apresenta a 2ª edição do concurso de texto e fotografia Biodiversidade.

Os alunos dos 2º e 3º ciclos, secundário e alunos do ensino especial são convidados, como partes integrantes da Natureza, a refletir a biodiversidade, a sua conservação e divulgação. Este concurso pretende despertar, nos alunos, o interesse pelo conhecimento e estudo do património natural do arquipélago da Madeira. Sem conhecer não é possível proteger.

Uma das missões do Departamento de Ciência da Câmara Municipal do Funchal é o de promover a divulgação do conhecimento científico, contribuindo para a educação das populações.

O Departamento de Ciência (DCI), criado em 1994, encontra-se na dependência do Pelouro da Ciência e Conhecimento da Câmara Municipal do Funchal. Este Departamento coordena o Museu de História Natural do Funchal e a Estação de Biologia Marinha do Funchal.

Tendo como público-alvo, a população escolar de todos os níveis de ensino, a Secção Didática do Departamento de Ciência tem contribuído, desde 1990, para a divulgação do património natural do arquipélago da Madeira.

Através do Museu de História Natural do Funchal e da Estação de Biologia Marinha do Funchal muitos madeirenses adquirem motivações e conhecimentos que despertam o seu interesse pelo conhecimento e estudo da História Natural do arquipélago madeirense.

De salientar que, as atividades didáticas desenvolvidas pelo DCI, envolvem também, pessoas ligadas a instituições de solidariedade social e outras organizações não-governamentais.

As atividades didáticas levadas a cabo pelo DCI consistem na realização de visitas de estudo ao Museu de História Natural do Funchal, Estação de Biologia Marinha do Funchal e Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais; realização de ateliês temáticos, exposições temporárias, concursos, apoio direto de alunos quer para a elaboração de trabalhos curriculares como na orientação, apoio a alunos estagiários de licenciaturas, mestrados e doutoramentos e ainda pequenas ações de formação para docentes.

Nas atividades do DCI no exterior incluem-se a realização de conferências, trabalhos de campo/mar, ações de sensibilização nas escolas e noutras instituições, partilha de exposições e participação em ações integradas do Pelouro da Ciência e Conhecimento, da Câmara Municipal do Funchal.

Nos últimos anos, a partilha de informações e experiências entre o DCI e outros espaços museológicos e instituições educativas, através de visitas guiadas conjuntas ou outras atividades, tem sido muito importante.

Nas suas atividades de caráter educativo, o DCI assinala, todos os anos, o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Desde 2008 que o DCI, através do Museu de História Natural do Funchal realiza, em colaboração com os serviços da Área Museológica do Palácio de São Lourenço um peddy-paper. O objetivo desta atividade é o de dar a conhecer às crianças, de uma forma lúdica, não só o Palácio de São Pedro e o Palácio de São Lourenço, como algumas das ruas dos Núcleos Históricos de São Pedro e Sé. O Dia da Criança (1 de junho), o Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho) e o Dia Nacional do Mar (16 de novembro) também são assinalados pelo DCI através de visitas guiadas ao Museu de História Natural do Funchal e Estação de Biologia Marinha do Funchal.

Em todas as visitas guiadas realizadas no Museu (desde a creche até ao 3º ciclo) é fornecida ao (à) professor (a) responsável pelo grupo uma capa com jogos didáticos alusivos à visita efetuada e adaptado ao nível de ensino em questão, um folheto informativo com o programa de atividades didáticas a desenvolver nesse ano letivo, pelo DCI, e outras informações relacionadas com concursos, ateliês, etc. Desta forma, a informação gerada nesta instituição científica, consegue extravasar as paredes do antigo Palácio de São Pedro e chegar a um número cada vez mais crescente de pessoas. Para além disso, uma visita ao Museu de História Natural do Funchal, Estação de Biologia Marinha do Funchal ou Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais serve de complemento aos programas curriculares por vezes muito vagos e muito teóricos.

Na Estação de Biologia Marinha do Funchal realizam-se na última segunda-feira de cada mês os chamados Dias Abertos. Nestes dias, para além de visitas guiadas e palestras na área da biologia marinha, podem ser efetuados (mediante marcação prévia), workshops de identificação de espécies, de mergulho e ainda a atividade “Biólogo por um dia”.

Para o ano letivo de 2012/2013, o DCI tem disponíveis, para empréstimo às escolas e instituições, as exposições Tesouros profundos do Oceano AtlânticoFungos da madeira.

O património natural do arquipélago da Madeira é de todos e, não há como uma visita ao Museu de História Natural do Funchal ou à Estação de Biologia Marinha do Funchal para ficar a conhecê-lo melhor.

(Fotos de: DCI /CMF)