18 Outubro 2021
Reunião anual dos parceiros do projeto GESMAR Versão para impressão Enviar por E-mail
 09 Decorreu no passado dia 28 de novembro, na ilha de Tenerife em Canárias a 4ª reunião anual do projeto GESMAR – Gestão Sustentável dos Recursos Marinhos, com o objetivo de reunir todos os parceiros que fazem parte deste projeto no sentido de apresentar os resultados das atividades até aqui desenvolvidas. Para além da reunião referida, foi ainda realizada no dia 29 de novembro uma apresentação pública do projeto no anfiteatro do edifício do Governo Regional de Canárias em Tenerife.

O GESMAR é um projeto financiado no âmbito do Programa de Cooperação Transnacional Madeira-Açores-Canárias (MAC) 2007-2013 (PCT-MAC), do FEDER e tem como Chefe de Fila a Viceconsejería de Pesca do Governo de Canárias e onde para além da Câmara Municipal do Funchal, através do Museu de História Natural do Funchal e da Estação de Biologia Marinha do Funchal, conta com a parceria de mais 4 instituições, a Universidade da Madeira, o Cabildo de Tenerife, o Cabildo de Gran Canária e com a Universidade dos Açores.

Este projeto tem como linhas gerais desenvolver uma estratégia para o ordenamento e gestão integrada do meio marinho da Macaronésia, tendo em vista a conservação e valorização dos recursos naturais.

Estiveram presentes na reunião para além do Dr. Ricardo Araújo, responsável técnico e representante da Câmara Municipal do Funchal no projeto, o Dr. José Fernando Ríos Jordana, a Dra. Ninoska Pavón Salas, o Dr. Alberto Bilbao Sieyro, e o Dr. Fernando Espino da Viceconsejería de Pesca do Governo de Canárias, o Dr. Agustín Espinosa Díaz e o Dr. Rafael Jesús González Martín do Cabildo de Tenerife e o Prof. Manfred Kaufmann da Universidade da Madeira.

Para além da reunião acima referida realizou-se um seminário de divulgação pública e uma exposição temporária do projecto GESMAR, onde todos os parceiros apresentaram as atividades realizadas e resultados obtidos em cada um dos arquipélagos de acordo com os objetivos inicialmente propostos. A sessão de abertura deste seminário foi presidida pelo Viceconsejero de Pesca do Governo de Canárias e pelo Consejero Agricultura, Ganadería y Pesca do Cabildo de Tenerife.

(Fotos de: projeto GESMAR )