4 Dezembro 2021
Campanha de pesca CHACE-FX Versão para impressão Enviar por E-mail
SINOPSE Está a decorrer na Baía do Funchal, no âmbito do projeto Marprof, a campanha de pesca CHACE-FX, para avaliação do caranguejo da fundura.

A campanha de pesca do caranguejo da fundura (CHACE-FX) tem como principal objetivo a recolha de dados que permitam realizar a avaliação do potencial pesqueiro do caranguejo da fundura Chaceon affinis. Pretende-se ainda aperfeiçoar artes de pesca para crustáceos (covos bentónicos) através de experiências de seletividade (diferentes malhas) e utilização de fios vegetais, para testar os diferentes efeitos introduzidos pelas variações tecnológicas específicas acima referidas. Outro objetivo é o de recolher exemplares para um evento gastronómico destinado ao setor pesqueiro.

Esta campanha realiza-se no âmbito do projeto MARPROF (Bases para a Gestão e Valorização Gastronómica de Espécies Pesqueiras Profundas da Macaronésia), que teve início em Outubro de 2009 e visa desenvolver e explorar novas perspetivas, no âmbito da exploração sustentável e valorização dos recursos marinhos profundos.

A campanha CHACE-FX tem a duração de 10 dias efetivos de pesca e teve início a 12 de março, mas devido a condições meteorológicas adversas prolongar-se-á pelo mês de abril. A embarcação “M/P Baía de Câmara de Lobos”, da frota da pesca aos pequenos pelágicos (ruama), foi alugada para esta campanha. As capturas realizam-se com covos bentónicos, aos 600, 750 e  900 m de profundidade. Até a data foram capturados 60 peixes ósseos das espécies Conger conger (congro), Synaphobranchus affinis (congrinho da fundura) e Mora moro (abrótea do alto) e 62 caranguejos e camarões das espécies Chaceon affinis (caranguejo da fundura), Cancer bellianus (sapateira), Paromola cuvieri (caranguejola), Bathynectes maravigna (caranguejo nadador da fundura). Infelizmente, da espécie alvo desta campanha, o caranguejo da fundura, capturaram-se poucos exemplares.

(Fotos de: Manuel Biscoito /DCI)