20 Outubro 2021
'Conversas entorno da Água' Versão para impressão Enviar por E-mail
11 No Dia 22 de março, dia Mundial da Água, no Espaço às Artes - Cultura Ponto Zero na Fnac teve lugar o debate 'Conversas entorno da Água' e a antestreia mundial do mais recente vídeo-subaquático de Gonçalo Gomes.

Ricardo Araújo, biólogo marinho e diretor do Museu de História Natural do Funchal’, em ‘Conversas entorno da Água’  falou sobre o projeto GESMAR – Gestão Sustentável dos Recursos Marinhos, mais concretamente sobre o tema de estudo na Madeira no âmbito deste projeto, a pradaria da planta marinha, Cymodocea nodosa, existente na área do futuro Eco-Parque Marinho do Funchal.

O GESMAR é um projeto financiado no âmbito do Programa de Cooperação Transnacional Madeira-Açores-Canárias (MAC) 2007-2013 (PCT-MAC), do FEDER. Este projeto tem como linhas gerais desenvolver uma estratégia para o ordenamento e gestão integrada do meio marinho da Macaronésia, tendo em vista a conservação e valorização dos recursos naturais.

Gonçalo Gomes, profundamente apaixonado pelo mar, pratica regularmente mergulho desde 1986, juntando as suas duas paixões, deu início a um novo percurso. Tem participado em diversas exposições de fotografia e realizado vídeos subaquáticos. Com o seu trabalho homenageia e promove a biodiversidade do mar da Madeira.

Na sinopse do vídeo Atlântica Madeira pode ler-se: "Uma das particularidades deste arquipélago é o facto de constituir um corredor para espécies migratórias e epipelágicas como os lírios que nadam em enormes cardumes cuja grandeza podemos disfrutar frequentemente. Este arquipélago tem as reservas marinhas mais antigas do país. O Garajau e a Rocha do Navio são as zonas de reserva localizadas na ilha da Madeira. Têm um estatuto de proteção parcial que permite manter as condições naturais necessárias à conservação de uma biodiversidade única que constitui um cartão de visita imperdível nessa ilha, providenciando uma experiência de mergulho inesquecível."

O seu trabalho, em anos anteriores, foi reconhecido em outros festivais especializados: "Desertas aquática", "Mau Rei - o naufrágio", "Madeira aquática", "COLOR MOTION underwater".

Atlântica Madeira’, o seu mais recente trabalho, Gonçalo diz mesmo ser a‘jóia da coroa’, tem estreia na 2ª edição do Festival Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival a 11 de maio 2013. Nesta mesma data é apresentado o seu último vídeo Blue Silence Rebreather .

A antestreia mundial de ‘Atlântica Madeira’ decorreu no âmbito da Festa da Primavera 2013 no Espaço às Artes - Cultura Ponto Zero na Fnac. ‘Conversas entorno da Água’ um debate que teve lugar após a projeção e que contou ainda com a presença de Pedro Vasconcelos fotógrafo subaquático e instrutor de mergulho FocusNatura & Madeira Oceanos.

Na Declaração Universal dos Direitos da Água, que data do ano de 1992, está escrito no 1.º artigo: "A água faz parte do património do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos". No ano de 1993 a ONU celebrou o primeiro Dia Mundial da Água.

2013 foi designado o Ano Internacional da Cooperação pela Água, é um reconhecimento ao valor da colaboração entre os povos, sobre um recurso comum e da importância de uma avaliação das necessidades e prioridades para um desenvolvimento sustentável. Promovendo a cooperação pela água teremos uma abordagem interdisciplinar, uma dimensão cultural, educacional, científica, social e económica.

(Fotos de: Gonçalo Gomes e José Azevedo)