20 Outubro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Newsletter
O periquito-de-colar no Funchal Versão para impressão Enviar por E-mail
1 thumb A avifauna do Funchal possui mais uma espécie, desta vez uma ave da família dos papagaios e periquitos, que provavelmente escapou de uma gaiola e que se está a tornar frequente em algumas partes da cidade.

 
O periquito-de-colar, Psittacula krameri (Scopoli, 1769), é uma ave da família dos Psitacídeos (papagaios e afins), de porte médio, com uma cor predominantemente verde ou verde-azulada, uma cauda comprida e afilada e um bico robusto, típico das aves desta família e de cor vermelha. Os machos desta espécie distinguem-se das fêmeas por possuírem um anel (colar) negro e rosa no pescoço.

A primeira referência a esta espécie no Funchal foi feita por Romano et al. (2010). Desde essa data as observações desta espécie têm-se tornado mais comuns, sendo avistados pequenos bandos com machos e fêmeas e, embora não tenha sido ainda confirmada, a sua reprodução na natureza é muito provável, o que virá a consolidar o estabelecimento de mais esta espécie de ave exótica.

De referir que o periquito-de-colar é a única ave desta família que possui populações assilvestradas na Europa. Com certeza todas tiveram origem em introduções acidentais ou escapes de aves de gaiola e existem hoje populações importantes em Inglaterra, Holanda, Bélgica, Alemanha, França, Itália, Espanha e Portugal, em particular associadas a parques urbanos.

A presença do periquito-de-colar na Madeira vem mais uma vez levantar a questão da introdução de espécies exóticas em ilhas e dos potenciais impactos negativos que as mesmas podem ter sobre as faunas autóctones. Não é ainda possível ter uma ideia da dimensão desta população no Funchal e muito menos o seu impacto ecológico, mas é com certeza um assunto a acompanhar.

 

Galeria de Fotos

(Texto de: Manuel Biscoito /DCI e Fotos de: Virgílio Gomes)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS