27 Outubro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Newsletter
“Safari noturno ao Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais” Versão para impressão Enviar por E-mail
 foto sinopse Na noite de 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, realizou-se no Museu de História Natural do Funchal, um “Safari noturno ao Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais”.

 Na continuação das comemorações do Dia Internacional dos Museus realizou-se, na noite de 18 de maio, no Museu de História Natural do Funchal, um “Safari noturno ao Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais”. Esta atividade tinha como público-alvo, crianças dos 8 aos 12 anos e, nesta primeira edição, contou com a presença de 34 participantes.   

A atividade, dinamizada pela entomóloga do Museu, Dra. Ysabel Gonçalves, teve início com uma palestra sobre “Os Insetos”. Após esta introdução teórica, seguiu-se o “Safari” propriamente dito. O “Safari” consistiu na realização de duas atividades no Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais. Uma delas teve por objetivo a observação e captura dos insetos atraídos por uma Armadilha de Lâmpada de Mercúrio e, a outra atividade consistiu na observação livre e captura de insetos, com a ajuda de uma lanterna de mão. Os insetos capturados no Jardim foram classificados, segundo a Ordem, num laboratório improvisado, onde se podiam observar várias caixas entomológicas com diversas Ordens representadas. Recorrendo à ajuda de uma lupa binocular as crianças puderam observar pormenorizadamente as estruturas dos insetos.

De realçar que todos os insetos capturados no Jardim foram libertados no final da atividade, como forma de incutir nas crianças o sentido de responsabilidade e respeito pela Biodiversidade.

Enquanto as crianças participavam no “Safari”, alguns adultos participaram numa visita guiada à exposição permanente, ao Aquário e à exposição temporária.

No final, as crianças receberam um certificado de presença.

 

 Galeria de Fotos

 

(Fotos de: Sara Ferreira /DCI)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS