4 Dezembro 2021
2ª edição da “Semana Náutica HBG” Versão para impressão Enviar por E-mail
04 No âmbito da 2ª edição da “Semana Náutica HBG”, decorreram no Cais do Carvão atividades de pesca desportiva, no dia 10 de maio, onde participaram cerca de 40 alunos da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia.

À semelhança do ano anterior, mais de 900 alunos participaram na Semana Náutica da Horácio Bento de Gouveia. Ao longo de uma semana, os alunos desta Escola tiveram a oportunidade de experimentar diversas modalidades náuticas, como a Vela, Canoagem, Windsurf, iniciação ao Surf, Pesca Desportiva, Snorkling, Mergulho com Escafandro, Kayak Polo, Paddle Board e Micro Magic.

Na Estação de Biologia Marinha do Funchal - Cais do Carvão, onde se realizaram as atividades de Pesca Desportiva, participaram cerca de 40 alunos. Para além de terem aprendido a técnica de pesca à bóia com cana, os jovens estudantes assistiram a uma palestra sobre os peixes mais comuns que existem na nossa costa e a importância de os preservar, e visitaram a Sala de Coleções Marinhas de Estudo e Referência do Museu de História Natural do Funchal. Após a sua captura, os peixes foram devolvidos ao mar.

A iniciativa e organização da 2ª edição da “Semana Náutica HBG” foram da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, em parceria com a Associação Regional de Vela da Madeira, Associação Regional de Canoagem da Madeira, Clube Naval do Funchal, Associação Náutica da Madeira, Estação de Biologia Marinha do Funchal e o apoio institucional da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos. A escola contou também com a colaboração de alguns dos principais clubes nas diferentes modalidades, bem como outras instituições público-privadas.

(Fotos de: Luisa Costa /DCI)