20 Outubro 2021
Acanto Versão para impressão Enviar por E-mail
1 O Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais, inaugurado no dia 5 de junho de 2000, Dia Mundial do Ambiente, é um espaço aprazível onde os visitantes podem conhecer mais de quatro dezenas de plantas medicinais, aromáticas e algumas ornamentais, oriundas dos 5 continentes.

Nos 890 m2 deste Jardim o visitante pode observar plantas como a cana-de-açúcar, o funcho, a consolda, a salva, a salsa, o aipo, diversas hortelãs, a babosa, a árvore-da-canela e uma Ginkgo biloba, originária da China e do Japão.

Neste mês, damos a conhecer a erva-gigante, uma planta muito conhecida de todos.

Nome científico: Acanthus mollis L.

Nome vulgar: Acanto, erva-gigante, gigante.

Família: Acanthaceae

Origem: Região Mediterrânica.

Descrição: Planta herbácea, perene, com folhas dispostas numa roseta basal, penatifendidas ou pinatissectas, verde escuras, lustrosas na página superior, com pelos nas nervuras da página inferior. Flores dispostas em grandes e densas espigas de flores brancas ou branco-purpúreas.

Propriedades: antisséptica e cicatrizante.

Uso mais comum:

Medicina tradicional – Segundo o estudo efetuado na freguesia da Ilha (concelho de Santana), fala-se da aplicação direta sobre uma ferida das folhas esmagadas de acanto para promover a sua desinfeção e cicatrização.

Partes utilizadas: folhas.

Curiosidades: Planta naturalizada na Madeira, onde pode ser encontrada em locais sombrios e frescos, entre os 200-700 m de altitude, foi introduzida como planta ornamental, sendo muito frequente em parques, jardins e matas, tanto na costa sul como a norte da Ilha.

(Fotos e Texto de: Juan Silva /DCI)