9 Dezembro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Novidades » "Espécies marinhas introduzidas na Madeira" - Noite Aberta a 31 de agosto
"Espécies marinhas introduzidas na Madeira" - Noite Aberta a 31 de agosto Versão para impressão Enviar por E-mail
 00 A próxima Noite Aberta é já no próximo sábado, dia 31 agosto. A Estação de Biologia Marinha do Funchal, abre as portas ao público nos meses de Verão, com o intuito de mostrar o que se faz neste laboratório, tanto na componente da investigação como na componente da educação ambiental.

 Espécies marinhas introduzidas na Madeira é o tema da palestra a apresentar pelo Doutor João Canning Clode, IMAR - Açores, às 21horas. Um dos mecanismos de transferência (vetores) mais importantes para a redistribuição de espécies marinhas no globo é o transporte marítimo, principalmente através das águas de lastro assim como através da incrustação em cascos de navios.
 
Durante 6 anos de programa de monitorização,  registou-se um total de 49 espécies das quais 16 foram classificadas como sendo espécies não-indígenas. Nove destas 16 espécies constituem novos registos para todo o arquipélago da Madeira. Briozoários e tunicados figuravam entre os grupos taxonómicos mais frequentes enquanto outros grupos como as esponjas e cracas estavam também presentes mas em menores número.

Nesta palestra, o Doutor João Canning Clode irá abordar a problemática das invasões biológicas marinhas numa perspectiva global, incluindo também a sua investigação na Madeira.

As inscrições são gratuitas e poderá fazê-las na Estação de Biologia Marinha, pelo telefone 291 700 360 ou por Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

As “Noites Abertas” decorrem todos os anos nos meses de verão, desde 2007 e a exemplo do que vem fazendo durante o dia (Dia aberto, última 2ª feira de cada mês), a Estação de Biologia Marinha do Funchal abre as portas ao público à noite. As visitas guiadas são gratuitas e efetuam-se às 20 h e às 22 h 30, intercaladas por pequenas palestras sobre as atividades desenvolvidas pela Estação de Biologia Marinha do Funchal por um dos investigadores da casa e por um tema desenvolvido por um convidado.

Pais e filhos estão convidados a participar nestas atividades.

Galeria de Fotos

 

 (Fotos de: João Canning Clode e Texto de: Mafalda Freitas  /DCI)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS