18 Outubro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Newsletter
Saboeira Versão para impressão Enviar por E-mail
01  O Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais, inaugurado no dia 5 de junho de 2000, Dia Mundial do Ambiente, é um espaço aprazível onde os visitantes podem conhecer mais de quatro dezenas de plantas medicinais, aromáticas e algumas ornamentais, oriundas dos 5 continentes.

 Nos 890 m2 deste Jardim o visitante pode observar plantas como a cana-de-açúcar, o funcho, a consolda, a salva, a salsa, o aipo, diversas hortelãs, a babosa, a árvore-da-canela e uma Ginkgo biloba, originária da China e do Japão.

Neste mês, damos a conhecer a saboeira, uma planta muito conhecida de todos.

Nome científico: Saponaria officinalis L.

Nome vulgar: saboeira, saboneira, erva-saboeira, saponária.

Família: Caryophyllaceae

Distribuição Geral: Quase toda a Europa e Oeste Asiático.

Descrição: Planta herbácea, perene, que pertence à mesma família botânica do vulgar cravo. Possui folhas ovadas ou ovado-lanceoladas, com 3 nervuras e agudas. As flores são rosadas e estão dispostas em inflorescências condensadas. Sementes reniformes.

Propriedades: diurética, sudorífera, laxante, expetorante e estimulante do fígado.

Uso mais comum:

Medicina tradicional – Segundo a bibliografia consultada, a erva-saboeira costumava ser usada no tratamento da gota, problemas de pele, congestão brônquica e icterícia. Hoje, raramente é usada como medicinal, devido aos efeitos irritantes que o seu constituinte principal, a saponina, provoca no sistema digestivo.

Partes utilizadas: rizomas.

Curiosidades: Planta introduzida, provavelmente como ornamental, encontra-se perfeitamente naturalizada na Madeira onde pode ser encontrada em meios rurais, nas proximidades de jardins, em terrenos incultos e margens de caminhos e estradas.

No Médio Oriente e alguns museus, a Saponaria officinalis continua a ser usada para limpar mobília e tapeçarias.

 

Galeria de Fotos

(Fotos e texto de: Juan Silva /DCI)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS