25 Outubro 2021
Workshop de Introdução à arqueologia subaquática Versão para impressão Enviar por E-mail
00

Nos dias 13 e 14 de setembro realizou-se, na Estação de Biologia Marinha do Funchal, um workshop de introdução à arqueologia subaquática dado pelo Dr. José Bettencourt do Centro de História de Além Mar da Universidade Nova de Lisboa.

No âmbito do projeto de avaliação do potencial arqueológico do Funchal (ProFun), desenvolvido pelo Centro de História de Além Mar, com a colaboração da Câmara Municipal do Funchal através da Estação de Biologia Marinha do Funchal, realizou-se um workshop de introdução à arqueologia subaquática. Os objetivos foram introduzir os participantes, mergulhadores e não mergulhadores, nos princípios de gestão do património cultural subaquático, na sua importância para a produção de conhecimento histórico e nos principais métodos de trabalho, através da apresentação de exemplos sobretudo em Portugal. Inicialmente previsto para 20 pessoas foram 28 os interessados neste tema que encheram por completo a sala de leitura da Biblioteca Professor Luiz Saldanha da Estação de Biologia Marinha do Funchal.

A equipa do Centro de História de Além Mar (CHAM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa desenvolve investigação relacionada com a História dos Descobrimentos e da Expansão, bem como a presença portuguesa no mundo, com especial incidência no período entre as origens da Expansão Portuguesa e a independência do Brasil (1822), numa perspetiva interdisciplinar e da história comparada, prestando particular atenção às histórias das regiões com que Portugal manteve contacto.

A equipa desenvolveu mergulhos para prospeção do potencial arqueológico do Funchal os quais contaram com a colaboração da Câmara Municipal do Funchal através da Estação de Biologia Marinha do Funchal e da empresa Frente MarFunchal, E.M..

(Fotos de: Alexandre Brazão /CHAM; Texto de: Mafalda Freitas /DCI)