20 Outubro 2021
O Museu de História Natural do Funchal – 80 anos ao serviço do público e da ciência Versão para impressão Enviar por E-mail
00  Neste ano de 2013, o Museu de História Natural do Funchal comemora 80 anos ao serviço da comunidade e da Ciência.

O Museu de História Natural do Funchal foi inaugurado no dia 5 de outubro de 1933. Encontra-se instalado no Palácio de São Pedro, antiga residência dos Condes de Carvalhal, adquirido pela Câmara Municipal do Funchal em 1929. Trata-se de uma instituição de caráter científico e cultural que visa proporcionar ao visitante, de uma forma muito simples, o conhecimento da fauna, flora e geologia do Arquipélago da Madeira e promover o progresso do conhecimento da sua História Natural, quer através de investigação própria, quer através do apoio aos cientistas que nos visitam.

As coleções do Museu incluem uma exposição permanente (exibindo mais de 500 espécies representativas da fauna e flora, uma coleção significativa de rochas e minerais do arquipélago da Madeira e uma coleção de fósseis marinhos do Porto Santo) e coleções de referência com mais de 42.000 registos, representando mais de 100.000 espécimes oriundos do arquipélago da Madeira, em particular e da Macaronésia no geral. Possui um quadro próprio de conservadores que mantêm atividade científica de relevo no contexto da Macaronésia.

Desenvolve programas didáticos para todos os níveis de escolaridade e promove visitas guiadas para instituições culturais e de solidariedade social. Para além do Museu é possível visitar, no rés-do-chão do Palácio, um Aquário de água salgada onde se podem observar espécies marinhas costeiras do Arquipélago madeirense.

No Museu são editadas 2 publicações de caráter científico, com ampla distribuição mundial: o Boletim do Museu de História Natural do Funchal e a Bocagiana.

Atualmente, o Museu está envolvido em 4 projetos de investigação, cofinanciados pelo Programa de Cooperação Transnacional Açores-Madeira-Canárias (PCT MAC 2007-2013).

Aberto ao público no dia 5 de junho de 2000, o Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais é um local aprazível onde os visitantes do Museu podem conhecer mais de quatro dezenas de plantas aromáticas e medicinais oriundas dos 5 continentes.

O Museu de História Natural do Funchal - MMF faz parte integrante do Departamento de Ciência, do Pelouro da Ciência e do Conhecimento da Câmara Municipal do Funchal.

Está neste momento em curso um processo de renovação do Museu que visa sobretudo conferir melhor coerência interpretativa à exposição permanente, valorizando os espécimes em exibição. Está também previsto o melhoramento dos espaços dedicados à área educativa, bem como a criação de uma área de exposições temporárias e de outras infraestruturas de apoio ao visitante.

Para mais informações visite-nos.

(Fotos de: Luísa Costa, Juan Silva, Ricardo Araújo /DCI; Texto de: Juan Silva e Manuel Biscoito /DCI)