18 Outubro 2021
“O Senhor cavalo-marinho” Versão para impressão Enviar por E-mail
01  No âmbito da atividade Hora do Conto desenvolvida pela Biblioteca Pública Regional, a convidada do dia 26 de outubro com a história “O Senhor cavalo-marinho”,  foi a Diretora da Estação de Biologia Marinha do Funchal, Dra. Mafalda Freitas.

Com uma plateia constituída por mais de 20 crianças acompanhadas pelos seus pais, a atividade começou com a leitura da história “O Senhor cavalo-marinho” por uma das dinamizadas da Biblioteca seguindo-se a intervenção de Mafalda Freitas. Para além de ter feito uma introdução aos animais marinhos que habitam as nossas águas e algumas curiosidades sobre os mesmos, foi dada relevância à única espécie de cavalo-marinho que existe na Madeira, o Hippocampus hippocampus.  O cavalo-marinho tem o nome que vem do grego (curvatura de cavalo), é difícil de se observar, pois, encontra-se dissimulado entre as algas. Não possui estômago nem dentes, logo as suas presas são engolidas inteiras e passam rapidamente pelo tubo digestivo. Após o acasalamento, a fêmea deposita os ovos numa bolsa do abdómen do macho, que os incuba durante 6 a 8 semanas, até à eclosão.

A Hora do Conto é uma atividade que decorre na sala infanto-juvenil da Biblioteca Pública Regional, onde todos os sábados é lida aos mais novos uma história diferente complementada com outras atividades. Neste dia, a escolhida foi “O Senhor cavalo-marinho”. O objetivo deste conto foi o de mostrar às crianças que na natureza nem sempre é a fêmea que transporta e guarda os ovos, assim acontece com o cavalo-marinho, em que é o macho que transporta os ovos numa bolsa na região ventral, onde ficam a incubar até à sua eclosão (nascimento).

(Texto de: Mafalda Freitas /DCI)