20 Outubro 2021
Visita de alunos da Universidade da Madeira Versão para impressão Enviar por E-mail
Um grupo de alunos do curso de Arte e Multimédia, da Universidade da Madeira, esteve no Museu de História Natural do Funchal, com o objetivo principal de receber informações sobre o mosquito vetor da dengue Aedes aegypti.

No passado mês de novembro, um grupo de alunos do curso de Arte e Multimédia, da Universidade da Madeira, acompanhados pelo professor da disciplina, esteve no Museu de História Natural do Funchal ao nível da realização de uma proposta de trabalho semestral sobre o mosquito vetor da dengue Aedes aegypti.

A primeira parte da visita serviu para consolidar informações científicas relativas ao mosquito vetor da dengue, Aedes aegypti e às medidas de prevenção e combate através da visualização da apresentação “Educar para a prevenção e controlo do Mosquito (Aedes aegypti)” proferida pelos Drs. Ysabel Gonçalves e Juan Silva. Seguiu-se uma visita à coleção de insetos do Museu, orientada pela Dra. Ysabel Gonçalves, onde tiveram a oportunidade de ver e aprender a diversidade de insetos que existe no arquipélago da Madeira e as diferentes formas de conservá-los. Numa breve passagem pela Biblioteca Científica do Museu, e mediante as explicações do docente, observaram algumas das ilustrações existentes no livro Insecta Maderensia da autoria de Thomas Vernon Wollaston. Após uma passagem pela sala do Museu onde estão expostos os insetos, os alunos participaram num pequeno ateliê de desenho onde, através de um exercício de observação à lupa, de mosquitos adultos encerrados em caixas de Petri. Para além dos alunos tomarem conhecimento da anatomia do mosquito, pretendeu-se nesta parte que os alunos, sensibilizados para a importância e possibilidade de usar o desenho manual ao serviço da comunicação e ciência, representassem graficamente os mosquitos. Esta última atividade teve orientação científica da Dra. Ysabel Gonçalves e orientação técnico-artística do Dr. Martinho Mendes.

(Fotos de: Martinho Mendes/UMa; Texto de: Juan Silva/DCI)