9 Dezembro 2021
Página Inicial » Novidades » Diretor-Geral do Instituto Hidrográfico visita a Estação de Biologia Marinha do Funchal
Diretor-Geral do Instituto Hidrográfico visita a Estação de Biologia Marinha do Funchal Versão para impressão Enviar por E-mail
O Diretor-Geral do Instituto Hidrográfico, Contra-Almirante António Silva Ribeiro visitou no passado dia 4 de Novembro de 2013 a Estação de Biologia Marinha do Funchal, onde se inteirou das atividades desenvolvidas por esta unidade e também pelo Museu de História Natural do Funchal.

O Almirante Silva Ribeiro, acompanhado do seu Adjunto, Capitão de Mar-e-Guerra Carlos Ventura Soares, foram recebidos pelo Dr. Manuel Biscoito, Diretor do Departamento de Ciência da Câmara Municipal do Funchal e pelo Diretor do Museu de História Natural do Funchal, Dr. Ricardo Araújo.

No início da visita estas personalidades assistiram a uma apresentação do Departamento de Ciência e das atividades desenvolvidas pelas suas unidades orgânicas, o Museu e a Estação, nas vertentes científica, cultural e educativa, com particular destaque para os trabalhos na área do mar. De seguida o Almirante Silva Ribeiro explicou detalhadamente a missão e as atividades desenvolvidas pelo Instituto Hidrográfico, incluindo aquelas que estão previstas serem realizadas na área do Arquipélago da Madeira em 2014.

No decurso desta reunião foram lançadas as bases para um estreitamento da cooperação científica e técnica entre o Instituto Hidrográfico e o Museu de História Natural do Funchal e a Estação de Biologia Marinha, tendo em vista desenvolver trabalhos conjuntos na área marítima do arquipélago da Madeira, com recurso aos meios navais ao serviço do Instituto Hidrográfico e ao conhecimento e competências existentes nas três instituições.

O Almirante Silva Ribeiro e o Comandante Ventura Soares percorreram as instalações da Estação, numa visita guiada pelo Dr. Manuel Biscoito, detendo-se nas áreas laboratoriais e das coleções de referência do Museu.

O Instituto Hidrográfico (IH), órgão da Marinha Portuguesa, tem por missão fundamental assegurar atividades relacionadas com as ciências e técnicas do mar, tendo em vista a sua aplicação na área militar, e contribuir para o desenvolvimento do País nas áreas científica e de defesa do ambiente marinho. O IH é um centro de referência na investigação do mar, com projeção nacional e internacional, cujas capacidades de realização e resposta resultam da articulação entre as competências científicas e tecnológicas multidisciplinares, as aptidões decorrentes da organização e prontidão militares e a postura de plena abertura e cooperação interinstitucional. O IH possui serviços de Hidrografia, Segurança da Navegação e Assinalamento Marítimo, Oceanografia, Calibração de Instrumentos Marítimos, Investigação & Desenvolvimento, Geologia e Geofísica Marinha, Química e Poluição do Meio Marinho, Formação em Hidrografia e Oceanografia, Apoio às Obras Marítimas, Apoio a Planeamento de Viagens/Travessias e Artes Gráficas. Possui um Centro de Dados Técnico-Científicos e a plataforma METOCMIL, de informação meteo-oceanográfica para apoio à força naval em diferentes teatros de operações. Gere uma flotilha de navios e embarcações hidrográficas, com destaque para os navios das classes D. Carlos I e Andrómeda. Finalmente possui uma Loja do Navegante que vai ao encontro das necessidades efetivas dos navegantes, sejam eles das áreas militar, mercante, pesca ou recreio. (www.hidrografico.pt)

(Fotos de: Luís Costa/DCI; Texto de: M. Biscoito/DCI)