28 Novembro 2021
Página Inicial » Novidades » Instituto Hidrográfico apresenta resultados preliminares de missão hidrográfica
Instituto Hidrográfico apresenta resultados preliminares de missão hidrográfica Versão para impressão Enviar por E-mail
Decorreu no passado dia 5 de Dezembro de 2013 a bordo do navio NRP Almirante Gago Coutinho, a apresentação preliminar de resultados da missão hidrográfica deste navio nas águas da Madeira, realizada no final de Novembro.

Estiveram presentes nesta apresentação diversas entidades civis e militares, entre elas a Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal do Funchal, Drª. Idalina Perestrelo Luís e os diretores do Departamento de Ciência da Câmara do Funchal e do Museu de História Natural do Funchal, Manuel Biscoito e Ricardo Araújo, respetivamente.

Estes trabalhos foram essencialmente de sondagens do fundo do mar com sonda multifeixes e determinação da natureza do fundo e da espessura da camada de sedimentos, em áreas ainda não sondadas da costa norte da Madeira e no interior dos portos do Funchal e Caniçal. Foi ainda sondada a área leste da Reserva do Garajau, onde o Governo Regional pretende afundar um navio para constituir recife artificial.

Nesta apresentação, o Diretor-Geral do Instituto Hidrográfico, Contra-Almirante António Silva Ribeiro, deu a conhecer os planos de trabalho do Instituto Hidrográfico para 2014-2017 na área do Arquipélago da Madeira e que incluem a elaboração de uma Carta de Sedimentos e de uma Carta de Pesca. O Almirante Silva Ribeiro revelou ainda que para estes trabalhos, conta com a colaboração estreita da Estação de Biologia Marinha do Funchal e com o Museu de História Natural, com os quais o Instituto Hidrográfico vem colaborando há vários anos.

Esta colaboração com a Câmara Municipal do Funchal estende-se ainda à realização de várias atividades de divulgação científica e didática sobre a temática do Mar, que envolvem exposições temporárias, palestras e publicações conjuntas.

(Fotos de: Luísa Costa/DCI; Texto de: M. Biscoito/DCI)