18 Outubro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Newsletter
Coralina-elegante Versão para impressão Enviar por E-mail
00 Esta espécie é endémica do Brasil, ocorrendo na floresta pluvial atlântica, desde a Bahia até Santa Catarina, passando por Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

 

Nome científico: Erythrina speciosa Andrews

Nome vulgar: Coralina-elegante

Família: Fabaceae

Descrição:

Árvore de pequeno porte, na Madeira (2-3 metros de altura), de folhagem caduca, sendo as folhas formadas por 3 folíolos largos, com espinhos curvos nos pecíolos, e flores tubulosas, compridas (até 10 cm de comprimento), vermelhas e dispostas em cachos. É uma espécie com alto potencial paisagístico, devido à sua floração, que surge, normalmente e em abundância, quando a planta está sem folhas. O fruto é uma vagem cilíndrica, de 20 cm, com cerca de 10 sementes castanho escuras, semelhantes a um feijão.

Trata-se de uma planta de crescimento rápido e de fácil reprodução, propaga-se facilmente por semente e por estaca.

Na Madeira, é cultivada em jardins, públicos e privados, até cerca dos 400 metros de altitude, preferindo locais quentes e soalheiros.

Período de floração:

janeiro - abril

Curiosidades:

A este género pertencem outras árvores, que podem ser observadas na cidade do Funchal, como Erythrina abyssinica Lam. ex DC., E. americana Mill., E. atitlanensis Krukoff & Barneby, E. caffra Thunb., E. crista-galli L., E. falcata Lour., E. livingstoniana Bak. e E. lysistemon Hutch.

 

Galeria de Fotos

 


(Texto de: Juan Silva /DCI; Fotos de: Sónia Dória /Gabinete Arte e Design)

 

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS