25 Outubro 2021
Seminário Internacional História Natural da Macaronésia Versão para impressão Enviar por E-mail
01  Teve lugar nos dias 21 e 22 de novembro de 2013, no Museu da Natureza e do Homem em Santa Cruz de Tenerife, um seminário internacional dedicado à História Natural da Macaronésia que reuniu mais de 200 participantes provenientes da Madeira, Açores, Canárias, Cabo Verde, Espanha, Reino Unido e Alemanha.

Este seminário internacional, que foi organizado no âmbito do projeto Europeu PCT-MAC “PLINIO XXI: criação e difusão da História Natural da Macaronésia através de tecnologias da sociedade de informação” contou com a presença de 13 oradores, todos investigadores com trabalho desenvolvido na Macaronésia, em particular na História Natural.

O Dr. Manuel Biscoito, Diretor do Departamento de Ciência da Câmara Municipal do Funchal e Conservador do Museu de História Natural do Funchal, apresentou uma comunicação intitulada “Nem sempre colhendo animais e plantas na Madeira: Vida e obra de dois naturalistas excecionais”. Esta comunicação versou a vida e obra do Pe. Ernesto Schmitz (1845-1922), naturalista, professor do Seminário Diocesano do Funchal e do fundador do Museu do Seminário e do Dr. Günther E. Maul (1909-2007), Taxidermista, Ictiólogo e responsável pela montagem do Museu de História Natural do Funchal, de que foi seu diretor ao longo de 40 anos.

Neste trabalho foi dado particular ênfase à obra deixada por estes dois naturalistas alemães excecionais, que adotaram a Madeira como sua terra-mãe e que não só contribuíram para o aumento do conhecimento da natureza, publicando inúmeros trabalhos científicos no campo da ornitologia (E. Schmitz) e da ictiologia (G. Maul), como deixaram um legado material inestimável que perdura nos dias de hoje e marcaram várias gerações de naturalistas.

(Fotos de: Museos de Tenerife  e Texto de: Manuel Biscoito /DCI)