25 Outubro 2021
Protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal do Funchal e a Wind Birds, Lda. Versão para impressão Enviar por E-mail
07

Teve lugar, no dia 3 de fevereiro de 2014, a assinatura de um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal do Funchal e a empresa de animação turística Wind Birds, Lda.

O presente protocolo tem como objeto a cooperação e colaboração entre as duas partes, nomeadamente em projetos de investigação,ações de divulgação da fauna, flora e geologia, bem como em ações de formação. Visa ainda reforçar os laços de cooperação entre ambas as instituições, com vista a contribuir para uma maior divulgação e conhecimento do património natural da Madeira, em geral e do Funchal, em particular, proporcionando desta forma um crescente enriquecimento cultural da sua população. Institucionaliza uma relação informal de colaboração que se desenvolve há mais de 5 anos e que já se traduziu na publicação conjunta de vários trabalhos científicos, entre eles uma nova lista das aves da Madeira.

A Wind Birds, Lda é uma empresa madeirense especializada na observação de aves, com 10 anos de experiência no turismo de natureza e científico e que conta no seu currículo com 2 prémios: em 2003, ainda como plano de negócio, ganhou os “Empreendedores do Futuro” promovido pela ACIF e, em 2010, o “Prémio João Borges” atribuído pela Câmara Municipal do Funchal como reconhecimento das boas práticas a nível do turismo náutico e conservação da natureza.

A Câmara Municipal do Funchal possui na sua orgânica um Departamento de Ciência, que tutela o Museu de História Natural do Funchal e a Estação de Biologia Marinha do Funchal e que tem por principais objetivos, para além de desenvolver atividade científica, colaborar e cooperar com pessoas e entidades públicas ou privadas, em ordem a assegurar a valorização científica das populações e a divulgação e estudo do património natural da região e apoiar a realização de exposições temporárias, conferências, seminários e palestras nos diversos domínios da ciência e tecnologia e promover o contato e intercâmbio entre investigadores.

( Fotos de: Miguel Alberto da Silva Moniz /CMF; Texto de: M. Biscoito /DCI)