18 Outubro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Newsletter
Magnólia Versão para impressão Enviar por E-mail
01 Magnolia × soulangeana é um híbrido resultante do cruzamento de Magnolia denudata com M. liliflora realizado, em 1820, pelo agrónomo francês Étienne Soulange-Bodin (1774 – 1846), um oficial reformado da cavalaria de Napoleão, no seu château de Fromont, perto de Paris.

 

 Nome científico: Magnolia x soulangeana Soulange-Bodin

Nome vulgar: Magnólia, magnólia-chinesa

Família: Magnoliaceae

Descrição:

Árvore de folha caduca, que pode alcançar 7 metros de altura, com casca mais ou menos lisa. Folhas alternas, obovadas, ápice curtamente acuminado e base em forma de cunha; 9 tépalas grandes, surgem antes das folhas (mas também podem ser observadas a par das folhas), são por vezes aromáticas e de cor púrpura por fora e esbranquiçadas interiormente. Os estames e carpelos estão dispostos em espiral, à volta de um recetáculo em forma de cone. A infrutescência está muitas vezes ausente neste híbrido; quando presente, possui a forma de um cone, curvado, composta por vários frutos separados e pontiagudos, que se abrem expondo as sementes vermelhas.

Na Madeira é cultivada em jardins, públicos e privados, entre os 400 e os 750 metros de altitude.

Período de floração:

maio - julho

Curiosidades:

Este híbrido foi obtido pelo agrónomo francês Étienne Soulange-Bodin, procedente de Magnolia denudata fertilizada por pólen de Magnolia liliiflora. Pelo seu grande interesse paisagístico, trata-se de uma das magnólias mais cultivadas e populares em muitos jardins públicos e privados em todo o mundo. É uma planta que tem preferência por solos ricos em húmus e com uma boa drenagem (toleram solos alcalinos), desenvolvem-se muito bem numa exposição ao sol, total ou parcial, ou na semi-sombra e são tolerantes ao vento e à poluição urbana.

O nome do género (Magnolia) foi dado em homenagem ao botânico francês, Diretor do Montpellier Botanic Gardens, Pierre Magnol (1638 - 1715) enquanto o epíteto específico (soulangeana), foi dado para homenagear Étienne Soulange-Bodin.

Existem muitas cultivares disponíveis no mercado, que variam na cor das flores, tamanho da planta e época de floração.

 

Galeria de Fotos

 

 

(Texto de: Juan Silva /DCI; Fotos de: Juan Silva/DCI e de Sónia Dória /Gabinete Arte e Design)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS