25 Outubro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Newsletter
Projeto de Criação de uma Base de dados da Biodiversidade Marinha da Madeira Versão para impressão Enviar por E-mail
 00 No âmbito das bolsas de Frequência de Estágio pos-doc atribuídas pela ARDITI (Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação), integradas no programa multidisciplinar de criação de uma plataforma comum de acesso público do Observatório Oceânico da Madeira – OOM, teve início no mês de fevereiro na estação de Biologia Marinha do Funchal um projeto, que tem por objetivo a criação de uma base de dados (BD) sobre a biodiversidade marinha da Madeira.

 O trabalho está a ser desenvolvido por Cláudia Ribeiro, com supervisão científica de Manuel Biscoito, contando também com a imprescindível colaboração e cooperação das demais instituições e investigadores que na região trabalham nesta temática e em prol da plataforma OOM.

A organização da informação existente sobre a biodiversidade marinha da Madeira, dispersa pelas várias instituições e o legado de conhecimento depositado nas coleções do Museu de História Natural do Funchal, serve de base à criação de uma BD da biodiversidade marinha da Madeira – BioDivMarMADEIRA, a qual ficará disponível on-line. O objetivo, é que ao final de um ano, a BD tenha sido desenhada e contenha informação que permita uma listagem e validação dos principais grupos de seres vivos marinhos que ocorrem no arquipélago da Madeira.

A continuidade do projeto, pendente de financiamento, dar-se-á no sentido de integrar maior complexidade à BD, complementado informação adicional da biologia e ecologia das espécies e consolidando o recém-criado Centro da Biodiversidade Marinha da Madeira, sediado na Estação de Biologia Marinha do Funchal.

O projeto da BiodivMarMadeira pretende também ter uma componente de educação da população acerca da importância da conservação marinha, contribuindo para a produção de materiais educativos na esperança de estimular a população madeirense a conhecer/prezar os tesouros marinhos do seu arquipélago e assim tornarem-se agentes que reclamam e lutam pela sua proteção.

 

Galeria de Fotos

 

 

(Fotos de: M. Biscoito /DCI, Pedro Gomes e de João Delgado /DRP; Texto de: Cláudia Ribeiro)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS