20 Outubro 2021
“Um Oásis Subaquático para descobrir e proteger” Versão para impressão Enviar por E-mail
008 No âmbito do projeto GESMAR – Gestão Sustentável dos Recursos Marinhos, integrado no programa PCT-MAC (2007-2013), teve lugar no dia 13 de março de 2014, pelas 18:00, no Museu de História Natural do Funchal, à Rua da Mouraria, a apresentação de um livro digital, “Pradarias de Ervas Marinhas” e a abertura oficial de uma exposição temporária intitulada “Um oásis subaquático para descobrir e proteger”. Este evento foi presidido pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Dr. Paulo Cafôfo.

Este evento pretende dar a conhecer ao público em geral, a pradaria de erva marinha existente no Eco-Parque Marinho do Funchal e a importância que este habitat representa para a biodiversidade marinha do litoral da ilha da Madeira.

O projeto GESMAR tem como Chefe de Fila a Viceconsejería de Pesca do Governo de Canárias e onde, para além do Museu de História Natural do Funchal e da Estação de Biologia Marinha do Funchal, conta com a parceria de mais 4 instituições: Universidade da Madeira, Cabildo de Tenerife, Cabildo de Gran Canária e Universidade dos Açores. Tem como linhas gerais desenvolver uma estratégia para o ordenamento e gestão integrada do meio marinho da Macaronésia, tendo em vista a conservação e valorização dos recursos naturais. No que diz respeito aos objetivos específicos para a Madeira, os parceiros propuseram realizar não só uma caracterização dos principais parâmetros ecológicos, bióticos e abióticos da pradaria da planta marinha Cymodocea nodosa, existente na área proposta para o futuro Eco-Parque Marinho do Funchal, como também a criação de um mapa georreferenciado e de uma base de dados das espécies, incluindo imagens, associadas à pradaria.

( Fotos de: Bruno Melim /DCI e Texto de Ricardo Araújo /DCI )