20 Outubro 2021
Projeto educativo do Madeira Film Festival na Estação de Biologia Marinha do Funchal Versão para impressão Enviar por E-mail
2  No âmbito do Projeto Educativo do Madeira Film Festival, está a decorrer entre os dias 31 de março e 10 de abril uma ação de formação na Estação de Biologia Marinha do Funchal sob o tema O Mar da Madeira e os seus habitantes.

O Madeira Film Festival tem como missão alertar e criar consciência mundial para a preservação da natureza, promovendo a floresta Laurissilva, património cultural da UNESCO. Neste âmbito e tendo como tema os Oceanos, a Estação de Biologia Marinha do Funchal desenvolveu uma ação de formação para ser integrada no projeto “Hands on filmmaking” Oceanos, em parceria com a CalArts para a produção de 3 curtas metragens a serem realizadas por alunos das escolas da Região.

A colaboração da Estação de Biologia Marinha do Funchal consiste numa pequena ação de formação para os alunos das Escolas da Apel, Cristovão Colombo e M.I.T.I. sobre o tema “O Mar da Madeira e os seus habitantes” dadas pelo diretor de Departamento de Ciência, Dr. Manuel Biscoito e pela diretora da Estação, Dra. Mafalda Freitas. Do programa faz ainda parte uma visita às instalações da Estação e do Museu de História Natural do Funchal aos alunos e aos realizadores da CalArts, Chris Peters e Theron Patterson.

Programa da ação: O Mar da Madeira e os seus habitantes

Segunda-feira (31 de março) - 14h30-17h30 (3 horas) – Mafalda Freitas:

•     Introdução sobre a ação e a Estação de Biologia Marinha do Funchal;
  •     Características do meio marinho madeirense.

Terça-feira (1 de abril) - 9h30-12h30 (3 horas) – Mafalda Freitas:

•    Flora e fauna marinha da Madeira;
  •    Introdução à pesca na Madeira;
  •    Pesca do atum e pesca da ruama.

Quarta-feira (2 de abril) - 9h30-12h30 (3 horas) – Mafalda Freitas:

•    Pesca do peixe-espada-preto, uma das mais antigas pescarias de profundidade do Mundo;
  •    Big game fishing e outros desportos náuticos.

Quinta-feira (3 de abril) - 9h30-12h30 (3 horas) – Manuel Biscoito:

•   O Mar profundo e o da biodiversidade profunda na Madeira.

Quinta-feira (10 de abril): Visitas guiadas à Estação de Biologia Marinha do Funchal, Museu de História Natural do Funchal

(Fotos de: DCI  e Texto de: Mafalda Freitas)