20 Outubro 2021
50 anos de estudos e expedições científicas Versão para impressão Enviar por E-mail
1  Teve lugar, no dia 29 de abril, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, uma conferência proferida pelo Dr. Manuel Biscoito, Diretor do Departamento de Ciência da CMF, intitulada "Ilhas Selvagens: 50 anos de estudos e expedições científicas".

Esta conferência, à qual assistiram cerca de 40 pessoas, está inserida nas atividades do DINAMIA'CET, Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, do ISCTE-IUL e contou com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Câmara Municipal do Funchal. Durante uma hora, o Dr. Manuel Biscoito passou em revista as principais expedições científicas que tiveram lugar nas Selvagens, desde o século XVIII até à data, com particular ênfase para a expedição de 1963 organizada pelo Museu de História Natural do Funchal e que constitui o ponto de partida para o estudo sistemático das aves marinhas que nidificam naquele arquipélago e que em última instância levou à classificação das Selvagens com reserva natural em 1971. Outro evento de grande importância igualmente abordado nesta palestra, foi a expedição Selvagens EMEPC/M@rBis 2010, a maior expedição científica realizada em Portugal e que contou com a participação de cerca de 70 cientistas de 35 instituições, que durante um mês estudaram a fauna e flora marinhas, desde o litoral até ao ambiente profundo. Finalmente foram dados a conhecer os resultados das mais recentes investigações sobre as aves marinhas realizadas nas Selvagens por equipas de investigação de várias instituições nacionais. No final seguiu-se um período de debate, moderado pelo Professor Doutor Pedro Quartín Graça, do ISCTE.

(Fotos de: ISCTE-IUL e Texto de: M. Biscoito /DCI)