25 Outubro 2021
CalArts na Estação de Biologia Marinha Versão para impressão Enviar por E-mail
3  No âmbito do Projeto Educativo do Madeira Film Festival, os realizadores da CalArts, Chris Peters e Theron Patterson, Elsa Gouveia e os alunos das Escolas da Apel, Cristóvão Colombo e M.I.T.I. visitaram a Estação de Biologia Marinha do Funchal no dia 10 de abril.

A visita guiada à Estação de Biologia Marinha dos realizadores da CalArts (California Arts Institute), Chris Peters e Theron Patterson, Elsa Gouveia, da Direção do Festival, e dos alunos das Escolas da Apel, Cristóvão Colombo e M.I.T.I. decorreu na sequência duma ação de formação com a duração de 30 h realizada para os mesmos, sobre o tema “O Mar da Madeira e os seus habitantes” dadas pelo diretor de Departamento de Ciência, Dr. Manuel Biscoito e pela diretora da Estação, Dra. Mafalda Freitas, no âmbito do Projeto Educativo do Madeira Film Festival.

Ficaram a conhecer os projetos de investigação desenvolvidos pela Estação nos últimos anos e seus resultados científicos, a biodiversidade marinha da Madeira, importância do património natural marinho do arquipélago da Madeira e das coleções biológicas de referência como ferramenta de conservação e divulgação deste património, ao visitarem a sala das coleções marinhas de referência do Museu de História Natural do Funchal, depositadas aqui na estação.

O Madeira Film Festival tem como missão alertar e criar consciência mundial para a preservação da natureza, promovendo a floresta Laurissilva, património cultural da UNESCO. Neste âmbito e tendo como tema os Oceanos, a Estação de Biologia Marinha do Funchal desenvolveu esta ação de formação para ser integrada no projeto “Hands on filmmaking” Oceanos, em parceria com a CalArts para a produção de 3 curtas-metragens a serem realizadas por alunos das escolas da Região.

(Fotos de: DCI  e Texto de: Luisa Costa /DCI)