27 Outubro 2021
Missão científica no Navio Hidrográfico NRP Almirante Gago Coutinho no arquipélago da Madeira Versão para impressão Enviar por E-mail
1 No âmbito da colaboração entre o Instituto Hidrográfico e o Museu de História Natural do Funchal (MMF)/Estação de Biologia Marinha, decorreu entre 29 de abril e 6 de maio uma missão científica a bordo do NRP Gago Coutinho (navio hidrográfico da marinha portuguesa). Nesta missão, efetuada em redor das ilhas da Madeira e Desertas, participaram as biólogas Cláudia Ribeiro e Patrícia Carvalho.

A missão, integrada no projeto SEDMAR do Instituto Hidrográfico, teve como objetivos o reconhecimento hidrográfico e a determinação de perfis sedimentares. Adicionalmente e graças à cooperação entre as duas instituições, foi também possível a recolha de amostras de sedimentos que vieram enriquecer as coleções do MMF, dado que foram as primeiras a ser efetuadas na costa Norte da ilha da Madeira e entre a Ponta de S. Lourenço e as Ilhas Desertas.

A bordo do navio, as amostras de sedimento recolhidas foram analisadas e tratadas, tendo sido feita uma primeira triagem do material biológico macroscópico. Ainda no laboratório a bordo, as amostras foram fixadas para posterior triagem.
Nesta primeira campanha, foram também avaliados vários aspetos relacionados com a operacionalidade do material e equipamentos e do navio no sentido de melhorar a eficiência e planeamento das próximas campanhas.

Os dados obtidos nesta missão irão ser inseridos na base de dados da Biodiversidade Marinha da Madeira (BioDivMarMadeira), que está a ser desenvolvida com financiamento da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação (ARDITI) e integrada no consórcio do Observatório Oceânico da Madeira.

(Texto de: Cláudia Ribeiro)