20 Outubro 2021
Semana comemorativa do Dia Internacional dos Museus no Museu de História Natural do Funchal Versão para impressão Enviar por E-mail
4

O Departamento de Ciência, através do Museu de História Natural do Funchal e da Estação de Biologia Marinha do Funchal, no âmbito do Dia Internacional dos Museus, celebrado a 18 de maio, promoveu atellies temáticos, na semana de 13 a 17 de maio, junto dos alunos de diversas instituições.

Biologia Marinha foi o tema do primeiro ateliê. As crianças da EB1 de São Martinho começaram por ouvir a palestra “O que faz um biólogo marinho”, proferida pela Dra. Mafalda Freitas e em seguida participaram no ateliê onde puderam adquirir conhecimentos sobre os ouriços-do-mar. Para além das noções sobre o tipo de revestimento, locomoção e alimentação, puderam tocar em exemplares vivos. Posteriormente tiveram oportunidade de visitar o Museu de História Natural do Funchal e o Aquário.

No segundo dia, os alunos da escola EB do Estreito de Câmara de Lobos tiveram oportunidade de participar numa atividade denominada “À descoberta dos insetos” com o objetivo de adquirir conhecimentos sobre alguns dos insetos que foram encontrando e que identificaram no Jardim de plantas aromáticas e medicinais. Posteriormente tiveram oportunidade, através de visita guiada, de conhecer o Museu e o Aquário.

Destaca-se também a visita de estudo ao Aquário e  ao Museu de História Natural do Funchal por parte dos alunos da Universidade da Madeira, do curso de Guias de Natureza, no dia 15 de maio. No Aquário tiveram a oportunidade de observar, alguns animais marinhos vivos como o polvo, o mero, o peixe-porco, a estrela-do-mar, as moreias e outros. No Museu receberam uma explicação clara e sucinta sobre aspetos relacionados com a História Natural do Arquipélago madeirense.

(Fotos de: Luisa Costa, Bruno Melim e de Marina Pinto /DCI e Texto de: Marina Pinto /DCI)