4 Dezembro 2021
Projeto TOXIMAC apresentado na Madeira Versão para impressão Enviar por E-mail
2 Foi apresentado na Madeira um novo projeto de investigação dirigido para o estudo dos contaminantes emergentes e suas implicações no meio marinho. Este projeto envolverá entidades das Canárias, Açores e Madeira.

No passado dia 19 de maio foi apresentado no Funchal um projeto de investigação no âmbito do programa PCT-Madeira-Açores-Canárias, designado TOXIMAC e que visa o estudo de novos poluentes do meio marinho, designados por contaminantes emergentes e que englobam fármacos, hormonas e detergentes. Este projeto terá como Chefe-de-fila a Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, sendo seu coordenador o Professor Doutor José Juan Santana, Catedrático de Química da referida Universidade. Deverão ainda participar neste projeto, que será proximamente submetido ao PCT-MAC, o Museu de História Natural do Funchal e a Estação de Biologia Marinha do Funchal, o Centro de Química da Universidade da Madeira, o Laboratório de Veterinária e Segurança Alimentar da Madeira, o IASAÚDE, IP-RAM e duas entidades dos Açores.

Na Madeira este estudo incidirá no emissário submarino do Funchal, estando previstas colheitas periódicas de organismos marinhos indicadores, que serão posteriormente analisados para determinação dos contaminantes emergentes. Este projeto, a ser aprovado, deverá ter o seu início no segundo semestre de 2015 e terá a duração de 2 anos.

(Fotos e Texto de: © Manuel Biscoito /DCI)