27 Novembro 2021
Página Inicial
O Museu de História Natural do Funchal apresentado em congresso internacional Versão para impressão Enviar por E-mail
06 Teve lugar em Vila do Porto, Santa Maria, Açores, entre 1 a 5 de maio de 2014, o congresso internacional “Relações transatlânticas entre a Europa, América e Ilhas Atlânticas - (séculos XV-XX)", uma organização do Centro de Estudos de Arqueologia Moderna.

No painel dedicado às Ciências Naturais, o Dr. Manuel Biscoito, Diretor do Departamento de Ciência da Câmara Municipal do Funchal, apresentou uma comunicação intitulada “Do local para o global: O Museu de História Natural do Funchal como iniciativa municipal do século XX projetada para o futuro”, na qual traçou o percurso histórico do Museu, desde a sua criação em 1929 até à data, dando ênfase a uma iniciativa da Câmara Municipal do Funchal cujas repercussões vão muito para além dos limites territoriais do Concelho.

Este congresso, contou com a participação de oradores de diversos países de ambos os lados do Atlântico e pretendeu estabelecer elos de ligação entre as diferentes disciplinas, reunindo investigadores, com trabalhos oriundos de contextos académicos que são pertinentes para a discussão destas temáticas, tanto nos contextos insulares atlânticos, como nos espaços continentais.

Durante 3 dias foram apresentadas 27 comunicações orais e diversos pósteres, havendo lugar a discussões sobre as temáticas apresentadas. Realizaram-se também visitas guiadas ao património histórico e arqueológico da Ilha de Santa Maria, nomeadamente em Vila do Porto e no Forte de São João Baptista.

(Fotos de: "©" Manuel Biscoito/DCI e CEAM; Texto de: M. Biscoito /DCI)