4 Dezembro 2021
Página Inicial
Novo sítio Internet das publicações científicas do Museu de História Natural do Funchal apresentado oficialmente Versão para impressão Enviar por E-mail
1  Foi apresentado oficialmente, no passado dia 13 de junho, o novo sítio Internet das publicações científicas do Museu de História Natural do Funchal – Boletim do Museu de História Natural do Funchal e Bocagiana.

Esta apresentação decorreu na sala de reuniões da Câmara e foi presidida pelo Presidente, Dr. Paulo Cafôfo. O Dr. Manuel Biscoito, Diretor do Departamento de Ciência da Câmara Municipal do Funchal e Editor-Chefe das publicações fez a apresentação “on-line” do sítio Internet e explicou as razões desta iniciativa.

Desde 1945 que a Câmara Municipal do Funchal, através do Museu de História Natural do Funchal, edita a revista científica "Boletim do Museu de História Natural do Funchal" o qual conta atualmente com mais de 330 artigos publicados e oito suplementos. O Boletim contém trabalhos de capital importância nos vários campos da História Natural não só da Madeira como também das Canárias, Açores e Cabo Verde, sendo um veículo precioso para a divulgação científica da Macaronésia pelo Mundo. Na sua versão impressa, a sua tiragem anual é de 450 exemplares, sendo distribuídos gratuitamente por mais de 380 institutos científicos e universidades de todo o mundo.

Edita também o Museu, desde 1957, uma outra publicação científica, "Bocagiana", de carácter não periódico na qual se encontram basicamente as descrições de espécies novas para a ciência ou para os vários arquipélagos Atlânticos, bem como outros artigos científicos carenciados de publicação urgente. Até à data foram editados mais de 220 números e a sua tiragem e distribuição são idênticas às do Boletim.

Tratando-se de revistas científicas de difusão internacional cujos artigos são avaliados por peritos independentes (“peer-reviewed”), tornou-se necessário adequá-las às normas mais recentes de publicação. Daí, que a par das versões impressas, estas duas revistas passam também a constituir-se como publicações eletrónicas, passando a estar disponíveis em regime de , acesso aberto, num sítio Internet criado para o efeito.

Com este passo, proporciona-se aos autores uma maior rapidez de publicação e uma maior difusão nos meios científicos internacionais. Ambas as revistas continuam a ser listadas nos principais veículos de pesquisa bibliográfica científica a nível mundial e os artigos passarão a ter registos individuais (DOI), assegurando-se assim uma capacidade de difusão idêntica às das outras revistas científicas internacionais.

O Boletim do Museu de História Natural do Funchal e a Bocagiana mantêm a mesma linha editorial. Contudo a sua paginação foi adaptada às novas circunstâncias de modo a permitir uma leitura mais fácil nas suas versões eletrónicas.

De realçar que a Câmara Municipal do Funchal é a única autarquia do País a possuir na sua estrutura orgânica um Departamento de Ciência. Este facto e a realização que agora é apresentada, demonstra o empenho do Município em apoiar o conhecimento e a ciência como fatores de desenvolvimento e bem-estar das sociedades modernas, que o Funchal se orgulha de pertencer.

(Foto de: MiguelMoniz /Gabinete de Comunicação da Presidência; Texto de: M. Biscoito /DCI)