27 Outubro 2021
Reunião anual dos parceiros do Projeto BIOVAL Versão para impressão Enviar por E-mail
02  Decorreu no passado dia 15 de julho, na ilha de Gran Canária, mais concretamente na Universidade de Las Palmas, a 2ª reunião anual do projeto BIOVAL – Valorização, controlo e gestão dos recursos marinhos da Macaronésia, com o objetivo de reunir todos os parceiros que fazem parte deste projeto no sentido de apresentar os resultados das atividades até aqui desenvolvidas.

O BIOVAL é um projeto financiado no âmbito do Programa de Cooperação Transnacional Madeira-Açores-Canárias (MAC) 2007-2013 (PCT-MAC), do FEDER e tem como Chefe de Fila a Universidade de Las Palmas de Gran Canária e onde para além da Câmara Municipal do Funchal, através do Museu de História Natural do Funchal e da Estação de Biologia Marinha do Funchal, conta com a parceria de mais 5 instituições, a Universidade da Madeira, o Instituto Tecnológico de Canárias, a Universidade de Cabo Verde e com a Universidade dos Açores.

Este projeto tem como linhas gerais, promover uma cooperação entre as várias instituições envolvidas, relativamente à investigação e desenvolvimento tecnológico, através  da utilização de técnicas de Biologia Molecular, especialmente as relacionadas com DNA, de modo e fomentar a Investigação, Desenvolvimento e Inovação na região da Macaronésia e favorecer o desenvolvimento na gestão dos recursos marinhos.

O contributo da Câmara Municipal do Funchal neste projeto é não só a criação de um banco de banco de tecidos das espécies do género Patella, constituindo desta forma uma coleção de referência para estudos moleculares e bioquímicos visando filogenia, filogeografia, genética populacional, etc, como também o esclarecimento sistemático relativamente às espécies deste género existentes no arquipélago da Madeira.

Estiveram presentes na reunião para além do Dr. Ricardo Araújo, responsável técnico e representante da Câmara Municipal do Funchal no projeto, a Profa. Doutora Niévez Gonzaléz, o Prof. Doutor José António González, o Dr. Pablo Manent e a Dra. Carolina Medina da Universidade de Las Palmas e o Prof. Doutor Thomas Dellinger da Universidade da Madeira. Para além destes, estiveram ainda presentes O Prof. Doutor Xavier Quinteiro da Universidade de Santiago de Compostela, o Dr. Gustavo González Lourenzo do Instituto Espanhol de Oceanografia e o Dr. João Delgado da Laboratório de Investigação das Pescas da Madeira, que apesar de não pertencerem às instituições parceiras, têm tido uma estreita colaboração com o projeto.

Para além da reunião referida, foram ainda realizadas nos dias 16, 17 e 18 de julho outras atividades, nomeadamente planificação e preparação de publicações científicas conjuntas e tratamento laboratorial das amostras das espécies de lapas capturadas no arquipélago da Madeira, que estão a ser alvo de estudo neste projeto.

(Fotos de: Projeto BIOVAL; Texto de: Ricardo Araújo /DCI)