18 Outubro 2021
Olhares sobre o Mar da Madeira Versão para impressão Enviar por E-mail

Pedro Gomes e Pedro Vasconcelos conceituados fotógrafos subaquáticos que já representaram Portugal em campeonatos do mundo, foram os convidados da Noite aberta de agosto, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Dr. Paulo Cafofo.

Mais de 40 pessoas assistiram no dia 23 de Agosto a duas perspetivas diferentes sobre os Mares da Madeira.

Pedro Gomes, nascido no Funchal em 2 Junho 1966, iniciou-se no mergulho em 1984 formando-se em 1990. Em 1993 participa no primeiro campeonato de fotografia e em 1996 é Campeão Nacional de Fotografia Subaquática. É instrutor de mergulho CMAS M3 desde 1995 e um colaborador da Estação de Biologia Marinha do funchal desde o seu início. Apresentou fotografias do seu portefólio dos Mares da Madeira e alguns projetos em parceria com a Estação.

Pedro Vasconcelos, nascido no Funchal a 10 de Março de 1977, é instrutor de mergulho e professor de educação física do Ensino Básico e Secundário. Participou no Campeonato Mundial de Fotografia Subaquática nos 2011 onde obteve o 17ºlugar da geral (6º lugar macro e 9º lugar ambiente. O Olhar de Pedro Vasconcelos sobre o mar da Madeira incluiu fotografias de diversos grupos de animais marinhos mostrando assim a riqueza de biodiversidade marinha presentes nos nossos Mares.

No âmbito da comemoração dos 15 anos da Estação (28 de Setembro), foram ainda sorteados 5 batismos de mergulho e passeios de caiaque bem como material da Estação de pelos participantes que terão oportunidade de conhecer melhor os Mares da Madeira.

A Estação de Biologia Marinha do Funchal, abre as portas ao público nos meses de Verão, com o intuito de mostrar o que se faz neste laboratório, tanto na componente da investigação como na componente da educação ambiental.

Notícia na comunicação social

(Fotos de: CDI; Texto de: Mafalda Freitas /DCI)