27 Outubro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Newsletter
Funchal ganha prémio Município do Ano 2014 Versão para impressão Enviar por E-mail
4  O Município do Funchal ganhou o prémio Município do Ano 2014 na categoria Regiões Autónomas  com o Plano Municipal de Combate ao Mosquito Vetor de Transmissão da Dengue.

 O Júri do Prémio, instituído pela plataforma UMCidades, da Universidade do Minho, selecionou o “Plano Municipal de Combate ao Mosquito Vetor de Transmissão da Dengue” apresentado pelo Município do Funchal. Este prémio, que teve o seu início em janeiro de 2013, cobre ações de investigação, combate e informação e sensibilização da população no Concelho, conducentes à diminuição significativa da presença do mosquito Aedes aegypti, e usa recursos humanos e materiais dos Departamentos de Ciência, que coordena, Ambiente, Educação e Ação Social e Planeamento Estratégico (Gabinete de Informação Geográfica), para além de envolver de forma mais indireta outros departamentos municipais, Juntas de Freguesia e a empresa municipal SocioHabitaFunchal. Refira-se que o mosquito vetor de transmissão da Dengue foi identificado pela primeira vez na Madeira pelos especialistas do Museu de História Natural do Funchal em 2005, data em que o Museu deu início à sua monitorização e a Madeira foi alvo de um surto de febre da Dengue em 2012-2013.

A Universidade do Minho criou recentemente a plataforma UM-Cidades, que tem por missão contribuir para preencher a lacuna entre o conhecimento, a política e a prática na temática das cidades e das regiões.

Um dos projetos-âncora da UM-Cidades é a iniciativa “Prémios Município do Ano 2014”, que visa reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis no território, economia, e/ou sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e/ou a sustentabilidade. Nesta sua primeira edição apresentaram-se a concurso 98 projetos apresentados por 65 municípios de norte a sul do país e Açores e Madeira. Destes o júri selecionou 28 e por sua vez foram premiados 9 que obtiveram o prémio Município do Ano 2014 na sua categoria.  As nove cidades premiadas nas categorias regionais foram: Guimarães (Região Norte), Vinhais (Região Norte, com menos de 20 mil habitantes), Fundão (Região Centro), Idanha-a-Nova (Região Centro, com menos de 20 mil habitantes), Odemira (Região Alentejo), Estremoz (Região Alentejo, com menos de 20 mil habitantes), Lisboa (Região de Lisboa), Tavira (Região do Algarve) e Funchal (Regiões Autónomas). O prémio nacional foi atribuído a Lisboa com o projeto de recuperação do bairro da Mouraria.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no Palácio de Villa Flor em Guimarães no passado dia 7 e contou com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Paulo Cafôfo e do Diretor do Departamento de Ciência, Dr. Manuel Biscoito. 

 

Galeria de Fotos

 

 


(Fotos: direitos de autor "©"; Texto de: Manuel Biscoito /DCI)

 

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS