20 Outubro 2021
Biblioteca da Estação de Biologia Marinha do Funchal Versão para impressão Enviar por E-mail
01  A Biblioteca Professor Luiz Saldanha está situada no piso 3 do edifício da Estação Biologia Marinha do Funchal e tem uma área bruta de 112,33 m2. O seu nome homenageia o Professor Doutor Luiz Vieira Caldas Saldanha (1937-1997), Biólogo, Catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e grande percursor da oceanografia biológica e do estudo do mar profundo em Portugal.

Encontram-se depositados na Biblioteca Professor Luiz Saldanha 3 espólios de elevada relevância patrimonial para a comunidade científica:

• Espólio Prof. Günther Edmund Maul (História Natural da Macaronésia, em particular a ictiologia);
  • Espólio Prof. Luiz Saldanha (Biologia marinha, oceanografia, ictiologia e história da oceanografia);
  • Espólio Prof. Armando Almeida (trabalhos científicos abrangendo as áreas das ciências do mar, concretamente ecologia costeira e ictiologia).

O fundo documental é constituído por aproximadamente 6.000 documentos tais como, monografias, periódicos (revistas, jornais) e material não livro (cassetes, cd's). Para além do suporte em papel, esta biblioteca assegura ainda o acesso eletrónico em suporte digital. Na biblioteca encontra-se ainda em fase de implementação o programa informático “Prisma”, para a catalogação e gestão do seu acervo.

O acesso à biblioteca é livre, podendo os utilizadores consultar na sala de leitura qualquer documento existente, com destaque para as obras recebidas como permuta e oferta de várias instituições e que se encontram disponíveis no expositor.

Coincidindo com o Dia Aberto da Estação de Biologia Marinha do Funchal, nas últimas segundas-feiras de cada mês, são organizadas pela seção didática visitas à biblioteca Professor Luiz Saldanha.

(Fotos de: direitos de autor "©"; Texto de: Alexandra Telo /DCI)