25 Outubro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Newsletter
Estação de Biologia Marinha comemora o dia Nacional do Mar Versão para impressão Enviar por E-mail
10  No dia 14 de novembro a Estação de Biologia Marinha do Funchal comemorou o Dia Nacional do Mar recebendo os alunos da Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Garachico para a atividade “Conheça melhor os Mares da Madeira”.

 A atividade iniciou-se com uma palestra sobre a biodiversidade marinha da Madeira, seguida de uma visita guiada às instalações da Estação, destacando-se o laboratório húmido, onde são realizadas as amostragens biológicas das espécies aqui estudadas e a sala das coleções marinhas de estudo e referência do Museu de História Natural do Funchal, que existem desde a criação do Museu em 1929.

Durante a visita observaram à lupa binocular o que é possível encontrar no sedimento recolhido do nosso fundo marinho, como pequenos moluscos gastrópodes e bivalves, e posteriormente ouviram uma explicação sucinta e observaram algumas espécies de gambas e caranguejos capturados no âmbito dos projetos Pescprof e Marprof, como a gamba-da-Madeira (Plesionika edwardsii), camarão-cabeçudo-do-alto (Heterocarpus grimaldii), caranguejo-nadador-da-fundura (Bathynectes maravigna) e sapateira (Cancer bellianus).

 No final da visita ainda houve tempo para o “Jogo dos Ambientes”, uma das atividades didáticas favoritas dos mais novos. Este jogo baseia-se em questões relacionadas com os ambientes marinhos - litoral, oceânico e profundo - e diversos organismos a estes associados, como por exemplo a estrela-do-mar, o golfinho ou o peixe-espada-preto.

 

Galeria de Fotos


 

(Fotos e Texto de: Luisa Costa /DCI)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS