18 Outubro 2021
Biblioteca do Museu de História Natural do Funchal Versão para impressão Enviar por E-mail
07 A Biblioteca do Museu de História Natural do Funchal foi inaugurada em 1933 e está situada no Palácio de São Pedro.

Atualmente o fundo documental tem aproximadamente cerca de 10.000 documentos (monografias, revistas, material não livro), com especial incidência nas áreas da biologia terrestre, história natural da Macaronésia e geologia.

Este fundo iniciou-se a partir de diversas doações, compra e posteriormente a permuta com outras bibliotecas, centros de documentação de universidades e outras instituições científicas, em todo o mundo com o objetivo de trocar e divulgar informações, enriquecendo, assim, o seu património cultural científico.

A permuta é feita através da edição de 2 publicações científicas, editadas pela CMF:

•  O “Boletim do Museu de História Natural do Funchal” e o “Suplemento do Boletim do Museu de História Natural do Funchal” que contêm trabalhos científicos de grande relevo nas diversas áreas da história natural da macaronésia;
  •  A revista “Bocagiana” destina-se não só à descrição de espécies novas, mas também à divulgação de artigos carenciados de publicação urgente.

Estas, são distribuídas gratuitamente a diversas instituições de investigação científica, universidades e bibliotecas a nível mundial.

Desde dezembro de 2013 já é possível aceder às publicações em linha, em acesso livre no endereço: Publicações Científicas, no sitio do Municipio do Funchal, o que permite aumentar a velocidade de publicação e sua difusão.

A biblioteca encontra-se, ainda, em fase de implementação com o programa informático “Prisma”, para a catalogação e gestão do seu acervo.

No entanto, tem sido preocupação constante desta biblioteca preservar o seu acervo principalmente as obras existentes de alguma raridade e que merecem um tratamento diferenciado, visto o seu valor histórico, cultural, monetário, e mesmo a dificuldade em se obterem exemplares.

O acesso à biblioteca é livre, podendo os utilizadores consultar qualquer documento existente com destaque para as obras recebidas como permuta e oferta de várias instituições e que se encontram disponíveis no expositor mensalmente.

(Fotos de: direitos de autor "©"; Texto de: Alexandra Telo /DCI)