18 Outubro 2021
Projeto MACAROFOOD (Valorização dos Produtos da Pesca, Gastronomia e Turismo) apresentado na Estação de Biologia Marinha do Funchal Versão para impressão Enviar por E-mail
2

No dia 15 de dezembro, o Professor Doutor José Antonio Gonzalez, coordenador de programas de biologia pesqueira do Governo de Canárias, apresentou o projeto Macarofood que contou com a presença do Presidente da Câmara do Funchal, Dr. Paulo Cafôfo.

Com o objetivo de preparar novos projetos para ao próximo PCT-MAC (2015-2020), a Estação de Biologia Marinha do Funchal organizou uma sessão de apresentação e debate sobre um possível projeto para candidatura que foi orientado pelo Professor Doutor José Antonio Gonzalez, coordenador de programas de biologia pesqueira do Governo de Canárias e investigador associado da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC).

O projeto MACAROFOOD (Valorização dos Produtos da Pesca, Gastronomia e Turismo), visa a criação de uma parceria entre instituições e empresas para:

• Desenvolver sinergias entre as ciências marinhas e pesqueiras e a gastronomia de qualidade de maneira a avalancar o turismo de excelência;
  • Apoiar a formação, internacionalização e reforço da competitividade das PME  para melhorar a sua posição no mercado e os processos de inovação nas áreas da pesca, transformação e restauração;
  • Promoção do empreendedorismo destinado a jovens profissionais e a pessoas com mais de 45 anos;
  • O papel das mulheres na pesca, especialmente na transformação: oportunidades iguais de emprego e promoção do empreendedorismo;
  • O desenvolvimento sustentável das zonas de pesca, através da melhoria da competitividade do sector da pesca extrativa e da qualidade de vida da comunidade;
  • Desenvolvimento e valorização aperfeiçoamento de produtos da pesca regionais e reforçar as sinergias entre a agroalimentação e turismo como uma estratégia para um crescimento inteligente na MAC espaço de cooperação.

A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Dr. Paulo Cafôfo, do Diretor Regional das Pescas, Eng. Luis Ferreira, do Diretor Pedagógico da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo, Dr. Fernando Figueiredo, de representantes de empresas de transformação de pescado e dos investigadores desta instituição.

(Fotos de: DCI; Texto de: Mafalda Freitas /DCI)