20 Outubro 2021
Introdução à História Natural da Madeira na Universidade Sénior Versão para impressão Enviar por E-mail
008

No presente ano letivo, o Departamento de Ciência da Câmara Municipal do Funchal passou a ter um papel ativo na Universidade Sénior do Funchal (USF), enriquecendo o seu leque de disciplinas com uma vertente, até hoje, ainda não abordada.

Os alunos da USF, durante o atual ano letivo, têm a possibilidade de frequentar semanalmente uma disciplina intitulada “Introdução à História Natural da Madeira I”, que aborda vários temas relacionados com o meio terrestre.

Na primeira aula foi feita uma breve introdução ao termo Macaronésia pelo Dr. Manuel Biscoito, coordenador da disciplina, que aproveitou para apresentar o corpo docente composto maioritariamente por biólogos do Museu de História Natural do Funchal. As aulas seguintes foram dedicadas à Origem e Geologia da Madeira, lecionadas pela Dra. Marina Pinto, licenciada em Ensino de Biologia e Geologia e responsável pela secção didática do Museu. Os alunos tiveram uma pequena introdução à Dinâmica interna da Terra e às suas consequências (ex: atividade vulcânica), para depois poder ser abordado o tema “Formação do Arquipélago da Madeira”. Como previsto, vários mitos foram abordados pelos alunos, questionando-se até que ponto as lendas e histórias sobre a formação da Madeira têm ou não alguma base científica.

Ao longo de três aulas dedicadas à Flora da Madeira, lecionadas pelo Dr. Juan Silva, biólogo, conservador de Botânica do Museu de História Natural do Funchal, os alunos ficaram a conhecer a origem e evolução das plantas no nosso planeta e, de um modo simples mas rigoroso, passaram também a saber a diferença entre briófitos, fetos e plantas com flor. Mais detalhadamente foram abordados os seguintes temas: Flora da Madeira, sua origem, endemismos e floresta Laurissilva. Os alunos revelaram ter muitas questões e transmitiram também algumas curiosidades aos colegas, tornando as aulas muito alegres e interativas.

Atualmente, as aulas estão a ser lecionadas pela Dra. Ysabel Gonçalves, bióloga, conservadora de Entomologia do Museu de História Natural do Funchal. Tem a seu cargo falar sobre os invertebrados terrestres da Madeira, mais propriamente, os insetos e aracnídeos. Ao longo das três primeiras aulas os alunos ficaram agradavelmente surpreendidos com a quantidade de informação e curiosidades sobre as aranhas e as borboletas da Madeira. Tiveram também a possibilidade de observar espécimes de aranhas conservados e exemplares vivos de estádios imaturos da borboleta monarca. Nas próximas aulas serão abordadas outras ordens da Classe Insecta. É curioso observar não só o interesse natural que este tema suscita, mas também o facto de alguns alunos participarem ativamente nas aulas, com questões e relatos sobre observações de aracnídeos e insetos que fazem no seu dia-a-dia.

Outros temas serão abordados até ao final do ano letivo, sempre de um modo simples mas muito rigoroso. Atualmente, podemos afirmar que esta é uma experiência enriquecedora, não só para os alunos como também para os biólogos do Museu de História Natural do Funchal que, com muito gosto e dedicação, têm tornado as tardes de segunda-feira da USF momentos agradáveis, recheados de ciência e boa disposição.

(Fotos e Texto de: Sara Ferreira /DCI)