20 Outubro 2021
Visitas de estudo à Estação de Biologia Marinha Versão para impressão Enviar por E-mail
08  No passado mês de janeiro, alunos do 8º ano das Escolas Básicas e Secundárias Gonçalves Zarco e Padre Manuel Álvares visitaram a Estação de Biologia Marinha do Funchal, demonstrando interesse pelo trabalho de investigação desenvolvido.

Na visita guiada pela Estação os jovens alunos assistiram inicialmente à palestra “A Biodiversidade Marinha dos Mares da Madeira”, onde ficaram a conhecer melhor muitas das espécies marinhas que vivem nos nossos mares. De salientar a curiosidade referente aos tubarões de profundidade, nomeadamente à “gata” nome por que são conhecidas as xaras brancas e pretas, devido ao assunto estar em destaque na opinião pública.

Na visita, ficaram a conhecer os laboratórios húmido e de taxonomia, onde são feitas as amostragens e a identificação das espécies, as câmaras de fito e zooplâncton e a sala das coleções marinhas do Museu de História Natural do Funchal, aqui depositadas. As coleções existem desde a criação do Museu em 1929 e são compostas por cerca de 38.000 exemplares de peixes, crustáceos, moluscos e outros invertebrados.

No decorrer da visita participaram também no ateliê “Animais Marinhos da Nossa Costa”, onde podem adquirir novos conhecimentos e curiosidades sobre ouriços e estrelas-do-mar, anémonas e caranguejos, e tocar em exemplares vivos, alguns pela primeira vez.

(Fotos de: Luisa Costa /DCI; Texto de: Mafalda Freitas /DCI)