20 Outubro 2021
Batismos de mergulho para comemorar os 15 anos da EBMF Versão para impressão Enviar por E-mail
1  Para comemorar os 15 anos da Estação de Biologia Marinha do Funchal, foram sorteados nas Noites Abertas, do verão passado, batismos de mergulho que proporcionaram a 20 pessoas um primeiro contato com o meio subaquático.

A Estação de Biologia Marinha do Funchal, inaugurada a 28 de setembro de 1999 é uma infraestrutura da Câmara Municipal do Funchal, vocacionada para a investigação científica e destina-se a permitir o desenvolvimento das ciências e tecnologias do Mar, na Região Autónoma da Madeira, em especial nas áreas da biologia e ecologia do litoral e de águas profundas.

Na Estação, desenvolvem a sua atividade três equipas de investigadores: a de Biologia Marinha do Departamento de Ciência da Câmara Municipal do Funchal, a do Centro de Competências das Ciências da Vida da Universidade da Madeira e a equipa do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

Paralelamente, a Estação desenvolve também atividades ligadas à divulgação do meio marinho e educação ambiental, quer de forma autónoma, quer em parceria com outras entidades públicas ou privadas.

A Estação é membro da rede Europeia de Estações de Biologia Marinha (MARS), que engloba cerca de 60 laboratórios no espaço europeu.

Nos meses de verão, (nos dias 26 de julho, 23 agosto e 20 de setembro), a Estação de Biologia Marinha do Funchal abriu as suas portas, entre as 20h e as 23h, com o objetivo de mostrar o que se faz nesta instituição, tanto na componente da investigação como na componente da educação ambiental. Neste âmbito e com a colaboração do centro de mergulho Explora Madeira, foram sorteados, ao longo das três noites, 20 batismos de mergulho.

Os 20 contemplados efetuaram os seus batismos de mergulho neste centro de mergulho sediado no Hotel Penha de França. Para além da parte teórica e de uma parte pratica na piscina, as 20 crianças e adultos, tiveram oportunidade de ir até o mar e observar de perto espécies marinhas da nossa fauna como o polvo, choco, camarões e peixes diversos. Uma experiência que ficará certamente na memória de todos os que tiveram esta oportunidade.

(Fotos de: direitos de autor "©"; Texto de: Mafalda Freitas /DCI)