4 Dezembro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial
Dia Aberto na Estação de Biologia Marinha do Funchal Versão para impressão Enviar por E-mail
 10 No passado dia 23 de fevereiro, a Estação de Biologia Marinha do Funchal recebeu os alunos da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade além de visitantes estrangeiros e nacionais em mais um Dia Aberto.

 Na visita guiada pela Estação os jovens alunos do 8º ano da Escola do Campanário assistiram inicialmente à palestra “A Biodiversidade Marinha dos Mares da Madeira”, onde aprenderam mais curiosidades sobre a flora e fauna marinha da Madeira numa palestra dada pela diretora da Estação, Dra. Mafalda Freitas. De seguida e acompanhados pela bióloga Luisa Costa e pelo técnico Luis Costa, visitaram a Biblioteca Professor Luiz Saldanha, os laboratórios de taxonomia e húmido, onde são realizadas a identificação e amostragem das espécies aqui estudadas e a sala das coleções marinhas do Museu de História Natural do Funchal, aqui depositadas.

Durante a visita, tiveram oportunidade de realizar uma pequena experiência com o auxílio de uma lupa binocular, através da qual observaram amostras do sedimento que cobre o fundo dos mares da Madeira. Conseguiram observar pequenos moluscos gastrópodes e bivalves. Outra experiência proporcionada a estes alunos foi o “workshop sobre o mar profundo”, onde puderam amostrar um exemplar de caranguejo-da-fundura (Chaceon affinis), após uma breve explicação sobre o processo de amostragem e medição de diferentes espécies de gambas e caranguejos, como por exemplo a gamba-da-Madeira (Plesionika edwardsii), camarão-cabeçudo-do-alto (Heterocarpus grimaldii), caranguejo-nadador-da-fundura (Bathynectes maravigna) e a sapateira (Cancer bellianus).

Neste Dia Aberto, realizaram-se várias visitas guiadas a visitantes nacionais e estrangeiros, que revelaram muito interesse pelas áreas de investigação da Estação, pelos projetos de investigação em curso e pela sala das coleções marinhas. Manifestaram ainda interesse pelos guias de campo de fauna e flora marinhas que podem consultar na biblioteca e por mais curiosidades que foram surgindo ao longo da visita sobre as espécies endémicas e ameaçadas, como a freira-da-madeira, freira-do-bugio e o lobo-marinho.

 

Galeria de Fotos

 

 

(Fotos de: Luisa Costa /DCRN; Texto de: Mafalda Freitas /DCRN)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS