25 Outubro 2021
Briozoários da Madeira Versão para impressão Enviar por E-mail
1

Os investigadores do Observatório Oceânico da Madeira (OOM) João Canning Clode e Manfred Kaufmann juntamente com o colega Javier Souto (Universidade de Viena, Austria) acabam de publicar um artigo científico na revista ‘Zootaxa’ onde descrevem duas novas espécies de briozoários para a ciência.

Estas novas espécies - Favosipora purpurea e Rhynchozoon papuliferum - nunca tinha sido descritas anteriormente e foram encontradas em águas costeiras da ilha da Madeira. Os briozoários são um grupo de animais invertebrados, na sua grande maioria coloniais e sésseis vivendo e dependendo de substrato rochoso. São essencialmente animais marinhos distribuindo-se por uma grande extensão de latitudes e profundidades.

A Madeira tem sido considerada em anos recentes um ‘hot spot’ para a biodiversidade destes animais marinhos peculiares, tendo sido registados mais de 140 espécies de apenas uma Ordem (categoria taxonómica) para aquela ilha. Para além destas duas novas espécies para a ciência, o mesmo trabalho regista uma nova espécie de briozoário que até à data só estava descrita para o Brasil. Finalmente, os autores re-descrevem seis outras espécies já descritas para a Madeira, mas proporcionado novos dados de microscopia electrónica. Esta nova descoberta contribui, assim, para a biodiversidade não só de briozoários mas também como para a um maior conhecimento da vida marinha nos mares da Madeira.

Este trabalho científico está enquadrado num programa de monitorização de espécies não indígenas no Arquipélago da Madeira iniciado pelo Doutor João Canning Clode em 2013.

(Fotos de: Patrício Ramalhosa /OOM e MARE; Texto de: João Canning Clode /OOM e MARE)