18 Outubro 2021
Página Inicial
Sensibilização à Pesca desportiva no Cais do Carvão Versão para impressão Enviar por E-mail
04

Decorreram nos dias 5, 6 e 7 de maio atividades de sensibilização de Pesca Desportiva na Estação de Biologia Marinha do Funchal - Cais do Carvão, no âmbito da 4ª Edição da Semana Náutica Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia, onde participaram cerca de 60 alunos..

As atividades de Pesca Desportiva iniciaram com uma palestra sobre os peixes mais comuns que existem na nossa costa e sobre os projetos de investigação nesta área a decorrer na Estação de Biologia de Marinha, seguida de uma visita à Sala de Coleções Marinhas de Estudo e Referência do Museu de História Natural do Funchal, depositadas na Estação, e ao laboratório húmido onde ficaram a conhecer mais sobre anémonas numa experiência que está a ser realizada pelas biólogas Sara e Suzanne, no âmbito do projeto GAME. Posteriormente no Cais do Carvão os jovens aprenderam a técnica de pesca à boia com cana e observaram os peixes capturados pelos pescadores que aqui vêm diariamente, como a salema (Sarpa salpa), o bodião (Sparisoma cretense), o facaio (Trachinotus ovatus) e a dourada (Sparus aurata). No fim da atividade os peixes foram devolvidos ao mar.

A iniciativa e a organização da 4ª edição da “Semana Náutica HBG”  foram da Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia em colaboração com a Estação de Biologia Marinha do Funchal, Associação Regional de Vela da Madeira, Associação Regional de Canoagem da Madeira, Clube Naval do Funchal e Associação Náutica da Madeira.

.

(Fotos de: Luisa Costa e de Flávio Martins /DCRN; Texto de: Luisa Costa /DCRN)