18 Outubro 2021
Estação de Biologia Marinha do Funchal associou-se às comemorações do Dia Mundial da Terra Versão para impressão Enviar por E-mail
08 Para assinalar o Dia Mundial da Terra, no dia 22 de abril, a Estação de Biologia Marinha do Funchal organizou um workshop de biodiversidade marinha na Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade, em São Vicente.

O programa do workshop iniciou-se com uma palestra intitulada “Vida marinha nos mares da Madeira” dada pela Diretora da Estação, Mafalda Freitas. Na sua intervenção, mostrou a biodiversidade marinha da Madeira, desde as espécies de flora que constituem a base da cadeia alimentar dos oceanos até aos grandes peixes e cetáceos. Mostrou ainda fotografias da recolha, amostragem e necropsia do peixe-lua que recentemente deu à costa na praia da Calheta.

Seguiu-se uma atividade prática “Conheça melhor os ouriços e estrelas-do-mar da Madeira”, orientadas pelas biólogas Mafalda Freitas e Luísa Costa da Estação de Biologia Marinha do Funchal. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da biologia das estrelas e ourições do mar, nomeadamente no que se refere ao seu revestimento, locomoção e alimentação. Tiveram ainda a possibilidade de observar e tocar em exemplares de estrelas-do-mar e ouriços que vivem nos mares da Madeira.

Com esta ação pretendeu-se dar a conhecer aos alunos as espécies de flora e fauna mais típicas das nossas águas, assim como algumas das características peculiares de cada um destes grupos. Na atividade prática, os alunos aprofundaram as suas noções sobre a biologia dos equinodermes.

No final da atividade foi oferecido um cabaz de legumes biológicos cultivados pelos alunos desta Escola, como agradecimento da atividade.

(Fotos de: Luisa Costa /DCRN; Texto de: Mafalda Freitas /DCRN)