20 Outubro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Newsletter
Divulgando a Estação e o Mar da Madeira Versão para impressão Enviar por E-mail
03 Nos dias 27 e 28 de maio, a Estação de Biologia Marinha do Funchal recebeu os alunos do 3º ano da Escola da Lourencinha e utentes da Casa de Abrigo do Centro Social e Paroquial de Santo António, que demonstraram interesse em saber o que se estuda na Estação e quais as espécies que existem nos mares da Madeira.

 A visita à Estação começou com a palestra “O que faz um biólogo marinho?”, onde os alunos ficaram a conhecer um pouco mais sobre o trabalho de investigação realizado pelo biólogo e consequentemente as espécies marinhas que vivem nos nossos mares. Na visita guiada pela Estação, os jovens alunos da Escola da Lourencinha mostraram especial curiosidade em relação aos tubarões. O peixe-lua e o cavalo-marinho, pelas suas formas peculiares e outras características, são das espécies que também captam a sua atenção.

Após a visita às instalações, participaram na atividade “Conheça melhor os ouriços e estrelas-do-mar da Madeira”, onde adquiririam noções e curiosidades sobre a biologia das estrelas e ouriços-do-mar, e puderam observar e tocar em exemplares vivos de estrelas-do-mar-vermelha (Ophidiaster ophidianus) e de ouriços-de-espinhos-curtos (Sphaerechinus granularis), capturados na Baía do Cais do Carvão.

Uma introdução sobre a investigação, aqui desenvolvida, foi apresentada às utentes da Casa de Abrigo do Centro Social e Paroquial de Santo António, para logo de seguida iniciar-se a visita guiada pelos laboratórios húmido e de taxonomia, onde são feitas as amostragens e a identificação das espécies, e a sala das coleções marinhas do Museu de História Natural do Funchal, aqui depositadas. Durante a visita também puderam interagir com ouriços e estrelas-do-mar.

 

Galeria de Fotos

 

 

(Fotos de: Flávio Martins /DCRN; Texto de: Luisa Costa e Mafalda Freitas /DCRN)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS